Histórico

Universidade constrói uma nova história com o povo do litoral paranaense

A criação da UFPR Litoral teve início em 2004, quando foi autorizada a criação do Campus Litoral da UFPR, sendo que as atividades começaram no segundo semestre de 2005. Em 2007, o Campus tornou-se Setor. Desde o início o projeto surgiu para fazer a diferença na educação pública porque quebra o modelo vigente de transmissão do conhecimento, pelo qual os estudantes têm as aulas expositivas como principal fonte de formação.

Seu objetivo é contribuir para a formação dos estudantes em todos os seus aspectos, sejam eles nos âmbitos pessoal, profissional, comunitário, político ou social. Com isso, a Universidade não é apenas o local em que se busca apenas um caminho para a inserção no mercado de trabalho e sim um espaço em que se é possível desenvolver sua trajetória de vida, desenvolvendo habilidades como o empreendedorismo, o poder de envolvimento com as pessoas e a interação com a comunidade.

A UFPR Litoral surgiu para atender a necessidade de desenvolvimento sustentável do Litoral e do Vale do Ribeira, regiões que historicamente foram desacreditadas. A deficiência socioeconômica e sociocultural atual precisa ser revertida e para isso é necessário unir esforços de todas as instâncias. O projeto da UFPR Litoral se consolidou por parcerias em várias instâncias governamentais das esferas Federal, Estadual, Municipal.

O governo federal contribui disponibilizando as vagas de servidores (docentes e técnicos administrativos) que atuam na Universidade; o governo estadual- com a implantação da estrutura física do campus; e o governo municipal com os encargos de impostos municipais e custos relacionados aos serviços de manutenção (energia elétrica, água, telefonia, limpeza e segurança).

Participaram do processo de concepção e estruturação do Setor Litoral personalidades acadêmicas e políticas como o ex-presidente do Brasil, Luis Inácio Lula da Silva, o ex-governador Roberto Requião, o então prefeito de Matinhos, Carlin dos Santos, o ex-reitor da UFPR, Carlos Moreira Júnior, o então diretor do Setor Litoral, Valdo José Cavallet, entre outros.

Rua Jaguariaíva, 512 - Caiobá
Matinhos, Paraná | CEP 83.260-000
Fone: (41) 3511-8300