Interações Culturais e Humanísticas Página Inicial Revista Divers@

Interações Culturais e Humanísticas trazem a comunidade para o espaço Universitário

A UFPR Litoral iniciou na última semana uma nova rodada de oficinas de Interações Culturais e Humanísticas. Um dos destaques desta rodada é a Oficina “Literatura em Ação”, idealizada pelas bibliotecárias Clarice Siqueira Gusso e Liliam Maria Orquiza, com a colaboração das Professoras Jussara Araújo e Elsi Cardoso Alano e do Técnico-Administrativo, David de Andrade.

Na oficina, estudantes da UFPR Litoral trabalham o conteúdo das obras literárias que são cobradas no vestibular da UFPR em conjunto com estudantes das escolas públicas de Matinhos. O trabalho final da obra é apresentado de forma teatral, para estudantes de várias escolas. Na manhã do dia 10, estiveram presentes assistindo à encenação da obra literária, estudantes do Colégio Sertãozinho, do Colégio Gabriel de Lara, da Escola Municipal Caetana Paranhos e de uma escola particular do município, o que também representou uma grande interação humanística.

As estudantes da 5ª série, Jaqueline Mendes e Fernanda Rios também fizeram homenagens à leitura através de uma fala e um poema, lidos em nome de sua turma.

Os estudantes da 2ª série da Escola Caetana Paranhos, estiveram na Oficina motivados pelo Projeto de Literatura desenvolvido na Escola pela professora Mariza, da rede Municipal, e pelo incentivo da Professora Elsi Cardoso Alano, da UFPR Litoral, que também desenvolve seu Projeto de Ação Docente na área da Literatura, realizando práticas nesta escola.

Relembrando o Dia da Árvore

Outro motivo especial trouxe os alunos da Escola Caetana Paranhos até a UFPR Litoral: o Dia da Árvore. Já é uma ação estabelecida no calendário anual da escola a visita à UFPR Litoral para o plantio de árvores em cada dia 21 de setembro.

Em 2007, o Dia da Árvore foi um dia de muita chuva, o que impossibilitou a vinda dos estudantes até a Universidade no dia exato da comemoração. O momento da Oficina do ICH foi propício para que os estudantes relembrassem o Dia da Árvore e vivenciassem um pouco mais do que é a UFPR Litoral.

Emanuelle Dalla Costa

Atualizado em 18/10/07