Ações de amparo aos trabalhadores no Litoral

 18 de dezembro de 2020 - 13h39

AÇÕES DE AMPARO AOS TRABALHADORES INFORMAIS, DESEMPREGADOS E AUTÔNOMOS NO CONTEXTO DA PANDEMIA DA COVID-19 NO LITORAL DO PARANÁ

O Projeto INPRO (Incubadora de Projetos Organizacionais e do Trabalho) anuncia o lançamento de seu terceiro boletim que apresenta dados sobre ações de amparo aos trabalhadores informais, desempregados e autônomos no contexto da pandemia da Covid-19 no litoral do Paraná.
A equipe do Projeto INPRO direcionou parte de suas ações, nesse contexto da crise sanitária provocada pela pandemia da COVID 19, para sistematizar e produzir informações relativas ao ambiente produtivo e social da região litorânea do Paraná. O público-alvo das ações do projeto de extensão são trabalhadores proprietários de pequenos negócios, trabalhadores informais e desempregados.
O primeiro boletim trouxe à tona dados que permitem compreender o quadro de formalidade e informalidade, as atividades econômicas empregadoras, o perfil de emprego por sexo e por faixa de remuneração. Evidenciou-se a expressividade do trabalho informal no mercado de trabalho na região, bem como a predominância do setor terciário na geração de empregos formais, que, por sua vez, remuneram abaixo da média estadual. No que se refere à escolaridade desses trabalhadores predomina o nível médio.
O segundo boletim traz um olhar sobre o perfil da população, com vistas a compreender o grau de vulnerabilidade social, que representa um dos fatores concretos para a ampliação do trabalho precário. Para tanto, além dos dados censitários e estimados da população, foi realizada uma síntese a partir do Cadastro Único (CADÚNICO) que permite explicitar a participação dos pobres e dos extremamente pobres nesse recorte territorial.
A terceira edição do boletim, INPRO, por sua vez, está dedicada a analisar as medidas que foram implementadas desde marco de 2020, tendo em vista amparar as camadas mais frágeis da sociedade brasileira. Nesse sentido, o boletim combina uma discussão sobre as medidas relativas ao tema, nas diversas esferas da federação, além de trazer à tona dados relativos a transferências de benefícios, em particular, do Auxílio Emergencial.

3° BOLETIM INPRO – DEZEMBRO 2020

Veja mais:

INPRO publiciza coletânea de 7 Boletins

 

 

Rua Jaguariaíva, 512 - Caiobá
Matinhos, Paraná | CEP 83.260-000
Fone: (41) 3511-8300