Formalizada a criação do Forcampi

17 de abril de 2018 - 19h21

A UFPR Litoral, juntamente com outras 16 instituições federais (Universidades e Institutos) de quatro das cinco regiões do país, participou do II Encontro dos Dirigentes de Instituições Federais de Ensino, realizado na última sexta-feira (13/04), em Belo Horizonte. O evento resultou na criação do Fórum Nacional dos Dirigentes de Campus das Instituições Federais de Ensino (Forcampi), que congrega os campi de Universidades Federais no interior e Institutos Federais do país.

O Forcampi, que conta com o apoio inicial de mais de 150 campi, é resultado de audiências públicas realizadas pela Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, que tiveram início em 2015 e se intensificaram no segundo semestre de 2017. A articulação está sendo liderada pelas direções dos campi de Governador Valadares (UFJF), Divinópolis (UFSJ) e UFPR Litoral.

Foi  definido que o I Forcampi será realizado na cidade de Brasília, no auditório da Câmara dos Deputados, no próximo mês de maio. Serão abordadas as seguintes temáticas:
1. reapresentação do histórico de construção dos 18 pontos de reivindicação das instituições federais de ensino ao MEC;
2. articulação das instituições federais de ensino com a rede de atenção à saúde;
3. necessidade dos campi para a assistência estudantil;
4. ações de pesquisa e extensão realizadas pelos campi.

O encontro de dirigentes teve a participação do ex-ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (Governo Lula) e Desenvolvimento Agrário (Governo Dilma Rousseff), deputado federal Patrus Ananias, da ex-reitora da UFJF, deputada federal Margarida Salomão e representante do deputado federal Caio Narcio, presidente da subcomissão da Câmara dos Deputados que trata dos campi fora de sede.

Para o organizador do evento, Peterson Andrade, o encontro superou as expectativas de qualidade e adesão. “Tivemos importantes debates sobre segurança jurídica, perícias médicas, integração interfederativa para o desenvolvimento dos projetos das instituições e estratégias para o atendimento das 18 revindicações dos dirigentes de campus protocoladas ao ministro da educação e deputados federais da Comissão de Educação, em novembro do ano passado”. Para Andrade, “é preciso desenvolver as instituições com ações de cooperação e não coorporativismo profissional, político ou institucional”. Foi acordado que as etapas seguintes do Fórum serão sediadas por instituições ligadas a ele.