Curso de Redação e de Divulgação Científica

11 de maio de 2018 - 15h50

(Texto de autoria dos estudantes como resultado da participação no curso)

O curso “Redação de relatório e materiais de divulgação científica”, sob coordenação da professora Dra. Mayra Taysa Sulzbach, foi realizado na UFPR-Setor Litoral, em Matinhos/PR, no período de 7 a 11 de maio de 2018, das 14h às 18h, no espaço multiuso.

O curso teve como objetivo ampliar os conhecimentos de estudantes vinculados à iniciação científica do Setor a partir de percursos metodológicos de produção acadêmica, aperfeiçoamento da escrita acadêmica e das normas técnicas e científicas relacionadas à publicação de resumos, artigos, revistas e participação em congressos. O curso abordou sobre: a iniciação científica e seus conceitos; epistemologia e a evolução do conhecimento científico; e normas gramaticais e ortografia à escrita.

O primeiro dia, dia 7, iniciou com o professor Dr. Rodrigo Arantes Reis apresentando a importância e estratégias de divulgação científica. O ministrante citou alguns canais de divulgação popular e acadêmicos. No decorrer de sua fala ressaltou a importância da população/comunidade participar do processo de construção do conhecimento. Além disso, destacou a relevância da produção de materiais didáticos de fácil compreensão.

Após o intervalo (Café interativo), o professor Dr. Valdir Frigo Denardin abordou sobre a importância da produção de resumos e artigos dos projetos em execução. Na sequência, o professor abordou sobre a complexidade das publicações acadêmicas, apresentando no Portal da CAPES como se dá classificação de revistas, livros e eventos. O ministrante ressaltou sobre a elaboração de um “bom currículo”, não apenas para fins acadêmicos, mas também para a inserção em outras profissões.

No segundo dia do curso, que ocorreu em 8 de maio, a professora Dra. Mayra Tayza Sulzbach tratou da evolução da ciência a partir das diferentes e o desenvolvimento das diferentes metodologias científicas, chamando a atenção para o uso de palavras, já que todas tem definições específicas no conhecimento científico e também a diferença entre metodologia e método, sendo a metodologia, o processo que a pesquisa objetiva, utilizando-se de métodos a atender os objetivos, entre eles: entrevistas, questionários, análise de dados.

O terceiro dia (9), o curso foi ministrado pela professora Dra. Daniela Resende Archanjo, que perpassou noções introdutórias acerca da estruturação de um texto. A ministrante sublinhou que a estruturação de um texto permite que o leitor desenvolva uma leitura mais fluida pela sequência lógica que mitiga as possibilidades de interpretações errôneas relacionadas ao conteúdo. O curso foi desenvolvido através de uma oficina com a turma subdividida, a qual desenvolveu este texto. A professora demonstrou as graves desarticulações na redação e nas ideias, díspares, sem sequências, desarticulado. A professora destacou também que, a coerência textual deriva do tempo e do sujeito verbal bem empregado, possibilitando o leitor situar-se as ocorrências descritas em um espaço temporal equivocado.

Nos dias 10 e 11 de maio de 2018, na continuidade, o curso contou com a presença da professora Dra. Camila Marcelino Pasqual que abordou sobre contribuições gramaticais e ortográficas à produção de relatórios, resumos e artigos científicos. O curso também contou com a participação da direção do Setor Litoral no dia 11 de maio, encerrando as atividades.

Conclui-se que o curso atingiu sua finalidade: subsidiar a escrita científica para a divulgação de trabalhos científicos, entre eles o da SIEPE, evento institucional de divulgação científica da UFPR. O curso proporcionou reflexões sobre lacunas existentes na formação discente, permitindo buscar melhorias contínuas da escrita científica.

É notável a inquietação dos professores, palestrantes, ministrantes, sobre a responsabilidade das publicações das pesquisas, buscando canais de publicação academicamente reconhecidos. De modo geral, a oportunidade possibilitou a compreensão da importância na construção de um trabalho de qualidade e a posterior divulgação (pública), tanto acadêmica quanto popular.