Desenvolvimento infantil é avaliado por pesquisa

 25 de junho de 2020 - 16h44

A pesquisa Caracterização do desenvolvimento neuropsicomotor e de linguagem de crianças atendidas por grupos no Núcleo Ampliado de Saúde da Família: uma abordagem interprofissional, com participação dos pesquisadores Tainá Ribas Mélo, Vanessa de Oliveira Lucchesi,
Evaldo José Ferreira Ribeiro Junior e Marcos Claudio Signorelli foi recentemente publicada na revista científica CEFAC.

O objetivo do estudo foi caracterizar o desenvolvimento neuropsicomotor e de linguagem de crianças encaminhadas para fonoaudiologia e fisioterapia do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF), de Paranaguá. Participaram do estudo 36 crianças, entre 3 e 13 anos de idade.

O NASF é estratégia interdisciplinar do Ministério da Saúde, num trabalho de apoio ao Estratégia de Saúde da Família (ESF) e que,  no ESF Vila Garcia, articula suas ações de forma intersetorial com o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social). Esse estudo foi feito a partir da parceria entre o PET Saúde Interprofissionalidade, da UFPR Litoral, com profissionais de saúde da Prefeitura Municipal de Paranaguá.

Como explica a professora do curso de Saúde Coletiva, Tainá Ribas Mélo, que participou da pesquisa enquanto atuava como fisioterapeuta pela prefeitura de Paranaguá, a intenção foi diagnosticar e trabalhar dificuldades psicomotoras, associadas às dificuldades de fala e linguagem e que repercutem no aprendizado, de forma coletiva e no território que essas crianças residem, com atuação interprofissional de fisioterapia e fonoaudiologia. “Concluímos que a maioria das crianças identificadas com atraso de linguagem pela escola, apresentavam, também, atrasos psicomotores em outras áreas, especialmente em esquema corporal, organização espacial e temporal, com repercussões negativas no processo de aprendizado”, explica a pesquisadora.

No artigo a equipe orienta que “essa realidade observada em relação à saúde integral da criança ratifica a necessidade de ações multi e interdisciplinares de profissionais de saúde, sendo o NASF uma opção para acompanhamento longitudinal do desenvolvimento neuropsicomotor e de programas de intervenção psicomotora”.

Acesse o artigo na íntegra.

 

 

Rua Jaguariaíva, 512 - Caiobá
Matinhos, Paraná | CEP 83.260-000
Fone: (41) 3511-8300