Estudantes de Artes farão intercâmbio na Argentina

23 de janeiro de 2015 - 18h32

O projeto Teatro Musical como Inclusão Social, dos estudantes de Artes da UFPR Litoral, Mauro Thiago Lopes Silva, Janaína Lemos e Lucas Alexandre da Silva, em parceria com o artista Cesar Pereira de Souza, de São Paulo, foi pré-selecionado pelo Ministério da Cultura, no Edital Conexão Cultura Brasil #intercâmbios.

A proposta do grupo é viabilizar ações voltadas à inclusão da população que não tem acesso à linguagem do teatro musical, que integra não só uma, mas as quatro linguagens artísticas (teatro, dança, música e artes visuais) e proporciona uma extrema vivência cultural.

Em fevereiro desse ano, o grupo parte para a Argentina, onde ficará um semestre cursando aulas de dança, canto e teatro. Na volta eles colocarão em prática a contrapartida proposta no projeto. “A contrapartida se dará a partir de uma oficina oferecida à comunidade, em que serão ofertadas disciplinas estudadas no curso de teatro musical, abrangendo interpretação, canto e dança. A oficina ocorrerá em uma semana, no Centro Cultural da UFPR”, explica Janaína Lemos. A oficina será ofertada no segundo semestre de 2015 e a partir da capacitação técnica dos envolvidos, eles pretendem montar pockets musicais e workshops de teatro musical.

“Compartilhamos essa alegria com todos, porque o sonho de um grupo será realizado e posteriormente o de várias outras pessoas, pois o projeto é de todos. Musical para todos, nasce com o intuito de desenvolver o teatro musical no litoral paranaense, criando suas bases e promovendo essa “nova” linguagem. Agradecemos a todos que nos apoiaram e estiveram na torcida”, comemora Mauro Silva.