Estudantes de pedagogia da USP visitam UFPR Litoral

26 de abril de 2019 - 17h13

Entre os dias 24 e 26 de abril, um grupo de 50 estudantes do primeiro ano de pedagogia da Universidade de São Paulo (USP) veio ao litoral do Paraná para conhecer e estudar o currículo inovador dos cursos de graduação do Setor Litoral. Fundado em 2005, atualmente o Setor reúne 14 cursos que incluem, além dos conteúdos específicos de cada área profissional, atividades como as ICHs (Interações Culturais e Humanísticas) e os Projetos de Aprendizagem, que integram os currículos de todos os cursos, com a finalidade de promover a inter relação dos conhecimentos científicos, culturais e tradicionais, além de dar espaço para as potencialidades individuais dos estudantes universitários.

O grupo de estudantes da USP que visitou a UFPR Litoral veio a convite dos professores Valentim da Silva e Valdo Cavallet, que articularam a visita com o professor de sociologia da educação da USP, Elie Ghanem. O pedagogo atua principalmente nos temas: mudança educacional, qualidade da educação, gestão escolar e democracia. Ghanem também é responsável pelo grupo de pesquisa Ceunir-Centro Universitário de Investigações em Inovação, Reforma e Mudança Educacional.

Para Ghanem, nos processos de educação deveríamos buscar uma teoria-prática, que já foi imaginada por teóricos como Émile Durkheim (1858-1917), mas hoje as Universidades têm formas muito cristalizadas de educação. “eu penso que é preciso buscar formas que superem um modelo que se consolidou, a ideia de educação como imposição externa de temáticas e formas de pensar e sentir, o que chamam de transmissão, os conteúdos a transmitir, tudo isso se tornou muito naturalizado e há muitos indícios que isso é inadequado e insuficiente, especialmente por não levar em conta as inclinações internas de cada pessoa, sua biografia e suas características peculiares e as realidades imediatas de onde elas se originam.  Se as características individuais não forem levadas em consideração você diminuiu muito a possibilidade de comunicação e essa incomunicação inviabilização processo de ensino e aprendizagem”.