Exposição “Deuses que Dançam”

No dia 21 de junho de 2017 ocorreu no Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade Federal do Paraná (MAE-UFPR) a abertura da exposição: “Deuses que Dançam”.

O evento é parte de uma parceria entre o MAE e o curso de Licenciatura em Artes da UFPR Litoral que pretende oportunizar o contato da população com elementos provenientes da cultura do Candomblé, a partir da representação material de suas Divindades. A proposta da exposição é dotar os Orixás de “visualidade material”, permitindo assim o contato do público com elementos da religião, como as danças e músicas de seus rituais e celebrações.

A abertura da exposição contou com a presença do Pró- Reitor de Extensão e Cultura, Prof. Dr. Leandro Franklin Gorsdorf e da Vice-Coordenadora do MAE, Profª Draª Laura Pérez Gil. Também se fizeram presentes a Profª. Drª. Gisele Kliemann (curadora da exposição) e a estudante do Setor Litoral, Milah Gouveia, que é a artista idealizadora da mostra, com a qual trabalha há cerca de dois anos.

Além de Milah, os artistas Breno Oberdan, Mariana Rossafa e Suellen Inouhe também participaram da criação das indumentárias e acessórios apresentados na mostra. Já os manequins foram desenvolvidos por Rhodrigo Clhöe e executados por Otoniel Cruz Pessoa.

 

Serviço:

* O MAE fica aberto de segunda à sexta das 9h às 12h e das 13h às 18h, e o encerramento da mostra está previsto para maio de 2018.

Telefone: (41) 3721-1200

Rua Jaguariaíva, 512 - Caiobá
Matinhos, Paraná | CEP 83.260-000
Fone: (41) 3511-8300