Festival de teatro reuniu mais de 1800 pessoas

20 de setembro de 2019 - 15h11

Em quatro dias de evento, entre 09 e 12 de setembro, a 13ª edição do Ciência em Cena contou com a participação de companhias de teatro de diferentes estados do país. O público lotou o auditório da UFPR Litoral para prestigiar o evento. Participaram das atividades estudantes e professores dos seguinte colégios e instituições:
– APAE Matinhos
– Associação de Moradores do Vila Nova
– Escola Municipal Monteiro Lobato
– Escola Municipal Caetana Paranhos
– Escola Estadual Tereza da Silva Ramos
– Colégio Estadual Gabriel de Lara
– Colégio Estadual Abigail dos Santos
– Programa Saberes (Programa de contra-turno da Prefeitura de Matinhos)
– Escola Municipal Iracy Miranda Kruger (Guaratuba)
– Escola Municipal Professora Olga Silveira (Guaratuba)
– Colégio Estadual Gratulino de Freitas (Guaratuba).

Esta foi a 13ª edição do Festival e a primeira no sul do país. No ano passado o evento foi em Macaé (RJ) e lá a equipe do projeto de extensão Teatro Científico e o Ensino de Ciências no Litoral do Paraná, vinculado ao programa LabMóvel, da UFPR Litoral, se ofereceu para sediar o Festival neste ano.  Karina Lupetti, diretora do Grupo Ouroborosda UFSCAR (Universidade Federal de São Carlos) e coordenadora nacional do evento, explicou que o perfil de todos esses grupos é atuar além dos muros das universidades. “É um papel muito importante, que é ir até a nossa comunidade local e mostrar um pouco da ciência, dentro do seu metiê, seja da química, da física, da matemática, bioquímica”, ressaltou Karina. Segundo ela, no Brasil há um grande núcleo teatral de divulgação científica nordeste, especialmente no estado do Ceará e na cidade de Salvador (BA). “Quando decidimos trazer para cá foi para que outros grupos, dessa região, pudessem participar, e foi muito bacana”, explicou Karina.

A organização local do evento ficou por conta da estudante de mestrado (PPGDTS), Tainara Baságlia, que acredita que o evento foi um sucesso. “Creio que a divulgação funcionou muito bem, pois lotamos o auditório da UFPR Setor Litoral todos os dias, estou no Setor desde 2011 e nunca vi tanta gente reunida no auditório, como vimos nestes dias. O evento só pode acontecer  graças ao um edital da PROEC e com o apoio de toda UFPR”, ressaltou a mestranda, que pesquisa sobre teatro científico. Ela conta que foram três meses de organização, trabalhando intensamente com uma equipe pequena para conseguir chegar a esses resultados.