Fich mostra a diversidade do conhecimento

21 de novembro de 2019 - 14h03

Na quarta-feira (20/11), nos períodos da manhã e noite, a UFPR Litoral promoveu o Festival das Interações Culturais e Humanísticas (Fich), no qual são expostos os resultados das atividades do semestre, visando integrar todos estudantes dos cursos ofertados pelo Setor Litoral. No período da manhã, o diretor Renato Bochicchio deu início às atividades recepcionando a comunidade acadêmica e os professores e crianças do Programas Saberes, que acompanharam as apresentações artísticas.

As ICHs (Interações Culturais e Humanísticas) são um dos principais diferencias do Setor Litoral, uma vez que são um espaço curricular que promove a interdisciplinaridade de forma vertical (entre estudantes de diferentes períodos) e horizontal (entre estudantes de diferentes cursos). Neste semestre, além das exposições em estandes, o Fich contou com apresentações de música e dança.

No período da manhã, esteve presente o músico curitibano Plá, que é ativista da bicicleta, e compõe canções para que os ciclistas tenham mais atenção e respeito. Ele veio a convite da ICH Como melhorar a saúde e disposição pedalando, mediada pela professora Elsi do Rocio Cardoso Alano.

À noite, o vice-diretor do Setor, Luis Eduardo Thomassim, deu boas vindas aos participantes ressaltando que o evento acontece este ano em um dia especial, 20 de novembro, dia da Consciência Negra.  Em seguida, o grupo de Danças urbanas fez uma performance. A diversidade de ações desenvolvidas nas ICHs pode ser percebida no depoimento dos estudantes:

Ana Cláudia de Oliveira, estudante da especialização em Novas Alternativas para a Educação, participa da ICH Alfabetich, mediada pela Professora Franceli Brizola, que visa a alfabetização de idosos na Associação Vila Nova, em Matinhos. “Trabalhamos com a alfabetização dos idosos e também queremos ampliar ofertado reforço escolar para crianças”, explicou Ana Cláudia.

Mônica Furlan Moraes de Oliveira Ferreira , faz gestão imobiliária e participou da ICH Jogos e brincadeiras de rua, mediada pelo professor Luis Eduardo Thomassim. “Estudamos as brincadeiras de rua, fizemos pesquisa de campo, conversamos com pessoas de diferentes idades. Conhecemos muitas brincadeiras novas e vimos que uma mesma brincadeira tem muitos nomes. Vimos ainda que a dinâmica das brincadeiras das pessoas mais velhas era bem diferente, tanto fisicamente como mentalmente, das brincadeiras atuais. Ainda experimentamos brincadeiras como arremesso de pedras, caça ao tesouro, caça bandeira, muitas brincadeiras que hoje em dia muita gente nem sabe o que é”, relatou Mônica.

Cleverson Costa, do curso de Gestão e Empreendedorismo, participou da ICH Jornadas Empreendedoras e MEIs no Litoral, mediada pelo professor Daniel Fleig. “Os integrantes pesquisaram como é o dia a dia dos MEIs, os parceiros, quais as melhores formas de trabalhar em seus empreendimentos e melhorar a gestão. Também participamos de palestras ofertadas pelo Sebrae, INSS, foi um conjunto de ações”, relatou o estudante.

CONFIRA AS FOTOS:
MANHÃ