II Encontro Internacional de Licenciaturas

18 de setembro de 2017 - 15h30

Está acontecendo, de 18 a 22 de setembro no Setor Litoral da UFPR, o II Encontro Internacional das Licenciaturas e o II Seminário de Integração das Licenciaturas da UFPR Litoral: a experiência pedagógica em pauta. O evento teve uma procura substancial da comunidade acadêmica e da rede municipal e estadual de ensino, somando mais de 600 inscritos.

A intencionalidade deste ano, além de celebrar o Convênio firmado entre a UFPR e a Universidade de San Buenaventura – Medellín/Colômbia é de subsidiar os acadêmicos e os professores do Setor Litoral e da Rede Pública Municipal e Estadual de Educação e os demais participantes, com a importância e relevância de ações integradas, no âmbito da América Latina, sobre a experiência pedagógica e as diferentes abordagens metodológicas relativas às licenciaturas, bem como a educação internacional.

A mesa de abertura, presidida pelo Diretor do Setor Litoral, Prof. Renato Bochicchio, contou com as presenças do professor Luiz Gardenal – representando a Agência Internacional da UFPR e a professora Catarina Moro – PROGRAD. Também foi integrada pelos Coordenadores das Licenciaturas do Setor Litoral, pelos Convidados Internacionais, Profª Terezita Ospina e Prof. Juan Fernando Castaño da Universidade de San Buenaventura e pela Coordenação Geral do Evento, prof.ª Suzana Cini Freitas Nicolodi.

A primeira noite teve a participação especial do Grupo de Fandango de Guaraqueçaba que abriu de forma alegre e contagiante o encontro. A conferência ficou por conta do professor Goy – IFSul/Campus Pelotas. Essa edição trouxe a ampliação e algumas modificações na logística do evento, como por exemplo, a possibilidade de apresentação de pôsteres e Grupos de Trabalho Temáticos (Projetos Pedagógicos Experimentais; Atravessando a fronteira dos currículos; Pedagogia Social, espaços pedagógicos não formais; Experiências Pedagógicas em Estágio) em que os participantes puderam – ao longo de duas noites – além de conhecer propostas educacionais diferenciadas, participar e enriquecer o debate. As tardes de terça e quinta feira foram destinadas às oficinas ofertadas por estudantes do Setor e por estudantes colombianos.

Para o dia 22, contaremos com no momento cultural com a presença do Grupo de Capoeira do Mestre Bacico e terá a conferência de encerramento da Professora Teresita Ospina da Universidade de San Buenaventura.

Texto: Coordenação do evento
Fotos: Cezar Schneider

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO:

18/09/2017 (segunda-feira)
18h – Abertura de inscrições no local.
19h30min às 22h40min
Atividade artística e cultural
Conferência de abertura – “Experiências e afecções possibilitando a invenção de outras Pedagogias” – Prof. Dr. Donald Hugh de Barros Kerr Junior, IFSul (Campus Pelotas – Brasil).

19/09/2017 (terça-feira)
14h às 17h – Oficinas e Relatos de Experiências
17h às 18h – Varal de experiências (Apresentação de Pôsteres – Livre) – NORMAS E INSCRIÇÃO – encerradas
19h30min às 22h40min – Grupos de Trabalho (GTs*) – Acesse aqui
GT 1 – Projetos Pedagógicos Experimentais;
GT 2 – Atravessando a fronteira dos currículos;
GT 3 – Pedagogia Social, espaços pedagógicos não formais;
GT 4 – Experiências Pedagógicas em Estágio.

21/09/2017 (quinta-feira)
14h às 17h – Oficinas e Relato de Experiências
19h30min às 22h40min – Grupos de Trabalho (GTs*) – Acesse aqui
GT 1 – Projetos Pedagógicos Experimentais;
GT 2 – Atravessando a fronteira dos currículos;
GT 3 – Pedagogia Social, espaços pedagógicos não formais;
GT 4 – Experiências Pedagógicas em Estágio.

22/09/2017 (sexta-feira)
19h30min às 22h40min
Atividade artística e cultural
Conferência de encerramento – “Poner en juego la imaginación metodológica: una metáfora del viaje como experiencia de formación” – Profa. Dra. Teresita Ospina Álvarez, Universidad de San Buenaventura (Medellín – Colômbia)