INPRO dialoga com cooperativa de crédito

18 de setembro de 2020 - 15h53

Projeto de Extensão INPRO inicia diálogo de parceria com cooperativa de crédito para identificação de demandas de crédito  para pequenos negócios e Microempreendedores Individuais do Litoral Paranaense.

Participam professores do curso de Gestão e Empreendedorismo e discentes de diferentes cursos da UFPR Setor Litoral.

A INPRO – Incubadora de Projetos Organizacionais e do Trabalho é um projeto de extensão vinculado ao curso de Gestão e Empreendedorismo da Universidade Federal do Paraná – Setor Litoral. No contexto atual, a INPRO vem trabalhando propostas de enfrentamento aos impactos da Covid-19 para os microempreendedores e trabalhadores informais da região do litoral do Paraná, projeto desenvolvido a partir do edital de Projetos Individuais no Combate à Covid-19 (ProInd 2020) com o apoio do Comitê Gestor do Fundo de Desenvolvimento Acadêmico (FDA) da UFPR.

A partir de análises iniciais da equipe de professores e alunos emergiu a necessidade de identificar junto a esta parcela da população as principais dificuldades em relação ao acesso de crédito e da obtenção de empréstimos.

Assim, surgiu a proposta de parceria com a cooperativa de crédito Cresol Horizonte, que atualmente conta com 14.230 cooperados e possui 13 agências, sendo elas nas cidades de Morretes, Bocaiúva do Sul, Cerro Azul, Rio Branco do Sul, Itaperuçu, Cruz Machado, Porto Vitória, União da Vitória, Paulo Frontin, Rebouças, Rio Azul, Irati e Antônio Olinto. Com datas definidas, para abertura das agências de Pontal do Paraná que inclui a Ilha do Mel, Almirante Tamandaré e São José dos Pinhais.

Compreende-se como potencialidade dessa parceria a aproximação de um sistema de crédito cooperativo como a Cresol Horizonte que se adequa aos modelos de negócios encontrados nos sete municípios do litoral paranaense alinhada com propostas de enfrentamento e análises realizadas pelo projeto INPRO, agregando a comunidade do litoral com a UFPR Setor Litoral.