INPRO publiciza coletânea de 7 Boletins

5 de novembro de 2020 - 9h56

É com muita satisfação que apresentamos a presente coletânea de Boletins, composta por 7 números, desenvolvidos no período compreendido entre outubro de 2020 e janeiro de 2021. Esse trabalho é desenvolvido por meio da equipe do Projeto INPRO (Incubadora de Projetos Organizacionais e do Trabalho), que constitui-se em um projeto de extensão universitária pautado no princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, cujo início se deu no ano de 2019, como parte integrante do Curso de Gestão e Empreendedorismo da Universidade Federal do Paraná-UFPR. O foco do projeto, bem como o objetivo dos boletins consistem no apoio aos segmentos mais fragilizados da economia brasileira: trabalhadores informais e microempreendedores individuais, com ênfase aos municípios do litoral paranaense.

O I Boletim traz uma breve apresentação do Litoral Paranaense, em seus aspectos geográficos e culturais, articulada à análise das atividades de trabalho realizadas neste contexto territorial. Os dados consolidados apresentam um quadro síntese do emprego na região, com uma estimativa de distribuição entre emprego formal e informal, sustentado em dados secundários, obtidos por meio de bases públicas (IBGE, MTE, IPARDES e outras). As atividades econômicas, responsáveis pela ocupação da população fazem parte do conteúdo do presente boletim, que destaca as diferenças salariais entre trabalhadores do sexo feminino e masculino.

I Boletim INPRO

O segundo número traz um olhar sobre o perfil da população, com vistas a compreender o grau de vulnerabilidade social, que representa um dos fatores concretos para a ampliação do trabalho precário. Para tanto, além dos dados censitários e estimados da população, foi realizada uma síntese a partir do Cadastro Único (CADÚNICO) que permite explicitar a participação dos pobres e dos extremamente pobres nesse recorte territorial.

II Boletim INPRO

A terceira edição do boletim, INPRO, está dedicada a analisar as medidas que foram implementadas desde marco de 2020, tendo em vista amparar as camadas mais frágeis da sociedade brasileira. Nesse sentido, o boletim combina uma discussão sobre as medidas relativas ao tema, nas diversas esferas da federação, além de trazer à tona dados relativos a transferências de benefícios, em particular, do Auxílio Emergencial.

III Boletim INPRO

A quarta edição tem como objetivo apresentar e analisar as medidas estaduais e federais adotas no combate a essa crise tripla derivada da pandemia da Covid-19. O boletim está estruturado em três tópicos cujo item de abertura consiste na introdução. O segundo tópico descreve as principais medidas sanitárias e econômicas federais no combate a pandemia. O terceiro tópico descreve as principais medidas sanitárias e econômicas estaduais.

IV Boletim INPRO