Inscrições para concurso de TCCs vão até 06/03

26 de fevereiro de 2020 - 15h05

Estudantes de graduação dos campi avançados da Universidade Federal do Paraná (UFPR) têm agora até as 23h59 do dia 6 de março para se inscreverem na 1ª Edição do Concurso Desafio TCC, promovido pela Diretoria de Desenvolvimento e Integração dos Campi (Integra). Gratuitas, as inscrições podem ser feitas neste link.

Os critérios de seleção dos vencedores se baseiam no potencial de impacto para a sociedade e o fato de contemplarem propostas e soluções aplicáveis a realidades. As categorias temáticas abrangem soluções de infraestrutura, meio ambiente, questões sociais e de desenvolvimento local em nível municipal, do campus ou universidade e de gestão e organização para empresa ou indústria.

Para participar, é necessário que o TCC tenha sido elaborado por alunos dos campi de fora de Curitiba (Setor Palotina, Setor Litoral, Campus Jandaia do Sul, Campus Toledo e Campus Pontal do Paraná – Centro de Estudos do Mar) que tenham aprovado o trabalho no calendário acadêmico de 2019.

A lista de inscrições homologadas será divulgada no dia 11 de março, abrindo período para recursos nos dias 12 e 13. A relação final sai no dia 16. Em seguida, será realizada a segunda etapa (avaliação), com resultado preliminar no dia 31 de março e prazo para interposição de recurso que vai de 1 a 2 de abril. O resultado final do concurso está previsto para o dia 3 de abril.

Os premiados receberão oportunidade de divulgação dos trabalhos, além de apoio para a obtenção de patrocínios por meio de editais.

Edição 2020
A 2ª Edição do Desafio já terá direcionamento sobre necessidades locais e de empresas. A organização do concurso está levantando problemas sugeridos como possíveis temas, com a colaboração de professores dos campi, empresas parceiras e prefeituras.

Entre os temas já levantados, estão desenvolver técnica de manejo prévio de insetos em Palotina; usar água proveniente de chuva para as casas de vegetação do Setor Palotina; e melhorias nos processos da indústria pesqueira, como tratamento de efluentes e sistematização dos sistemas de alimentação de peixes. Mais ideias podem ser conferidas aqui.

Sobre a Integra
A premiação faz parte das ações do Programa Integra UFPR, que engloba eventos e atividades previstos para 2020. As ações serão promovidas pela Diretoria Integra nos campi da UFPR.

Durante o ano, os projetos serão executados nos campi em Palotina, Toledo, Jandaia do Sul, Matinhos e Pontal do Paraná, conforme o calendário acadêmico.

Criado em julho em substituição à Direção de Apoio aos Campi Avançados (Daca), o Integra tem como finalidade aproximar a Reitoria dos campi para ampliar o diálogo com a Administração Central e as unidades da UFPR.

Atualmente, os Campi Avançados contam com cerca de 5 mil alunos de graduação e aproximadamente 600 servidores, entre docentes e técnicos-administrativos em Educação (TAEs).

Mais informações no site www.integra.ufpr.br