IV Encontro de Integração da Educação do Campo

25 de abril de 2018 - 18h52

A quarta edição do Encontro de Integração das Turmas da Licenciatura em Educação do Campo (Lecampo) ocorreu no Setor UFPR Litoral, nos dias 20 a 22 de abril. Na abertura do Encontro esteve presente a pró-reitora de assuntos estudantis, Maria Rita de Assis César, o diretor do Setor Litoral, Renato Bochicchio, o coordenador da licenciatura em Educação do Campo, Lourival Fidelis; do representante do Centro Acadêmico 20 de Novembro, Elir Alchieri, e do representante da organização do encontro, Ezequias França.

Participaram do IV Encontro estudantes da Lapa, Cerro Azul, Adrianópolis e  Matinhos. Segundo o coordenador do curso, em Matinhos, Lourival Fidelis, houve a participação de 150 estudantes da Educação do Campo e de 20 estudantes de outros cursos do Setor Litoral, além dos 12 docentes envolvidos na organização do evento. “Como as turmas da Lecampo são formadas predominantemente por mulheres, muitas delas mães, tivemos também a participação de crianças e de seus cuidadores durante o evento”, relatou Fidelis.

No sábado, foram realizadas nove vivências e oficinas, que oportunizaram aos participantes conhecer os municípios de Morretes, Antonina, Matinhos e Guaratuba. No domingo, foram abordadas pautas estudantis, estabelecidas pelos representantes do Centro Acadêmico.

Desde de 2016, os encontros de integração das turmas ocorrem objetivando a integração e socialização dos estudantes da Lecampo. São eventos políticos, pedagógicos e acadêmicos, nos quais se discute a realidade da educação no Brasil, as ciências da natureza, a agroecologia e a realidade do campo brasileiro e a realidade local (Litoral e Vale do Ribeira).