Lecampo participa de evento interestadual

6 de dezembro de 2018 - 16h44

Entre os dias 30 de novembro e 02 de dezembro de 2018 foi realizado o II Seminário de Educação do Campo do Vale do Ribeira PR/SP, nas dependências do Colégio Estadual do Campo Selbamnn, localizado em Adrianópolis (PR).

Durante os três dias do evento, foram realizadas mesas de debates sobre a atual conjuntura política, agrária e educacional no Vale do Ribeira e sobre experiências em Educação do Campo na região; Grupos de Trabalho, por meio dos quais foram abordados temas relevantes para a educação e levantadas uma série de demandas tendo em vista a realidade local; e atividades culturais, com música, poesia e contação de histórias.

Com objetivo de continuidade das ações refletidas no II Seminário, foi elaborada coletivamente uma Carta Manifesto e Compromisso, a ser disponibilizada em breve, que será encaminhada a representantes do poder público e organizações pertinentes, tendo como objetivo firmar o compromisso destes com a Educação do Campo na região.

Participaram do evento cerca de 150 pessoas, entre elas educadoras/es, educandas/os e diretoras/es de escolas do campo; educadoras/es e educandas/os da Lecampo; representantes de organizações e movimentos sociais; lideranças de comunidades quilombolas, caiçaras e caboclas; dentre outros.

O evento foi organizado pelo curso de Licenciatura em Educação do Campo da UFPR Litoral – Lecampo (PR), Coletivo de Educadores Populares (SP), Colégio Estadual Quilombola Diogo Ramos (PR), Colégio Estadual do Campo Selbmann (PR), Coletivo 15 de Outubro (SP), Movimento pela Soberania Popular na Mineração e Articulação Paranaense por uma Educação do Campo e contou com o apoio da APP Sindicato – Metronorte, APUFPR, Colégio Estadual do Campo Porto Novo, Prefeitura Municipal de Adrianópolis.

A expressividade da atuação da Lecampo no Vale do Ribeira,  para além das turmas Paulo Freire (Quilombo João Surá em Adrianópolis-PR)  e Flor do Vale (Cerrro Azul-PR) se constitui em momentos de articulação e construção de espaços formativos juntos as comunidades, diálogo e formação de Educação do Campo neste território.

O I Seminário de Educação do Campo do Vale do Ribeira, realizado em 2017 na comunidade de Juréia, em Iguape-SP, foi organizado pelo Coletivo de Educadores Populares e teve como encaminhamento a realização de um segundo seminário, que fosse do lado paranaense do Vale. Em paralelo, no Paraná, também havia se iniciado um movimento para a realização de um seminário com o mesmo caráter na região. Foi assim que nasceu o projeto de realização deste II Seminário, que marca a aproximação e articulação entre diversas organizações e comunidades na luta pela Educação do Campo no Vale do Ribeira.

Tanto o lado paulista como o paranaense do Vale do Ribeira possuem uma riqueza de experiências em Educação Popular e Educação do Campo, que as tornam singulares entre si e em relação ao contexto mais amplo de luta pela educação. Nesse sentido, compreendemos a necessidade de trocarmos experiências, somarmos forças e constituirmos uma articulação efetiva de luta pela Educação do Campo entre “os dois lados do Rio Ribeira”.