UFPR Litoral lança: Pra sair dessa maré!

 8 de maio de 2020 - 17h52

Com intuito de dinamizar e publicizar o máximo de informações a toda comunidade acadêmica, a Direção, com o assessoramento da equipe de Comunicação (Secom), tem trabalhado para que o site do Setor, e nesse momento específico, a Plataforma Coronavírus, seja um canal de comunicação mais dinâmico e atualizado sobre todas as ações desenvolvidas na UFPR Litoral.

Na próxima semana será lançado o espaço Pra Sair Dessa Maré que contará com um blog destinado à publicação de trabalhos de pesquisa, extensão e outras atividades dos servidores da UFPR Litoral sobre temas relacionados ao momento de pandemia. Às sextas-feiras também terá início uma live, a partir do dia 15 de maio, que ocorrerá das 17 às 18h, com a participação de um convidado externo e um convidado da comunidade acadêmica.

BLOG
Materiais para publicação devem ser enviados para o e-mail:  comunicacaolitoral@ufpr.br, assunto: publicação BLOG

LIVE
Data: sextas-feiras (início em 15 de maio)
Horário: 17 às 18h
Acesso: Facebook UFPR Litoral 
Programação:

15/05 – Como a educação enfrenta a pandemia?
Mediadora: Elisiani Tiepolo, diretora do Setor Litoral
Convidado: Peri Mesquida, graduado em Filosofia pela Universidade de Mogi das Cruzes (1972) e doutorado em Ciências da Educação – University of Génève (1986). Atualmente é professor Titular da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Um maiores estudiosos brasileiros da obra de Paulo Freire.

22/05 – O que a pandemia evidencia sobre o direito à cidade?
Mediadora: Silvana Marta Tumelero; professora UFPR Setor Litoral; Doutora em Serviço Social UFSC e pós-doutoranda no Programa de Arquitetura e Urbanismo da UFSC.
Convidada: Andréa Luiza Curralinho Braga – Assistente Social, presidenta do CRESS-PR; Doutora em Políticas Públicas UFPR; Docente da PUC/PR.

 

29/05 – Pandemia e a crise hídrica. E agora?
Mediadora: Liliani Tiepolo, professora do curso de Ciências Ambientais, Licenciada e Bacharel em Biologia pela PUC-PR, Mestre em Ciências Florestais na área de Conservação da Natureza pela UFPR, Doutora em Zoologia pelo Museu Nacional da UFRJ. Foi coordenadora do Curso de Gestão Ambiental e do Mestrado em Desenvolvimento Territorial Sustentável (2015-2019). Especialista em mamíferos, desenvolve pesquisas em sistemática, taxonomia, biogeografia e conservação de mamíferos, em especial com pequenos mamíferos não voadores e ungulados.
Convidado: Paulo Henrique Marques, professor do curso de Ciências Ambientais, Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Paraná (1994), com mestrado em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos (2000) e doutorado em Ciências pela Universidade Federal de São Carlos (2004). Atualmente é professor Associado da Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, atuando nos cursos de Gestão Ambiental, Agroecologia, Licenciatura em Ciências e Licenciatura em Artes. Tem experiência na área de Ecologia e ensino de Ciências e Biologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Gestão Integrada de Bacias Hidrográficas, Ecologia de Rios, Ecologia da Paisagem, Gestão Ambiental, Educação Ambiental.

 

05/06 – Como a pandemia atinge as infâncias?

Mediador: Luís Eduardo Thomassim
Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004) e doutorado em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2010). É Professor Adjunto da Universidade Federal do Paraná (UFPR – Setor Litoral), atuando nas graduações em Licenciatura em Educação Física e Bacharelado em Serviço Social. É sócio do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE). Foi vice-diretor do Setor Litoral/UFPR, gestão 2016-2020. Atua e pesquisa em temas como: educação física, esporte e infância; desigualdades, socialização e políticas públicas.

Convidada: Verônica Müller
Professora da graduação e Pós-graduacao em Educação da Universidade Estadual de Maringá (Graduação de Educação Física, Mestrado e Doutorado em Educação) e coordenadora do PCA (Programa Multidisciplinar de Estudos, Pesquisa e Defesa da Criança e do Adolescente). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Social, atuando principalmente nos seguintes temas: história da infância, culturas infantis, brincadeiras, direitos da infância e adolescência, fundamentos da Educação Física.

Dia 19/06 – Qual é o lugar da leitura e da escrita na pandemia?

Mediador: Fabio Messa
Doutor em literatura e docente UFPR Litoral possui graduação em Comunicação Social – Jornalismo pela PUC-RS (1991), graduação em Letras – Licenciatura – Língua e Literatura Bras. pela UFRGS (1993), graduação em Educação Física – Licenciatura pela UFSC (2005), mestrado em Literatura pela UFSC (1997), doutorado em Literatura pela UFSC (2002), é mestre em Educação Física pela UFSC (2010). Atualmente é Professor Associado I do Curso de Licenciatura em Linguagem e Comunicação e do Curso de Licenciatura em Educação Física da UFPR Litoral. No campo da Comunicação, tem experiência na área de Comunicação e Produção Audiovisual, com ênfase em Roteiro e Adaptação da Literatura para vídeo, Semiologia do Cinema, Edição e Redação Jornalística, Semântica Geral e Argumentativa, Teoria da Comunicação e Retórica da Ficção. No campo da Educação Física, tem experiência em Ginástica Geral, Natação, Atividades Aquáticas, Esporte e Mídia-Educação. Atua principalmente nos seguintes temas: literatura – análise do discurso – ficção – jornalismo impresso, roteiro cinematográfico e adaptação em vídeo, ginástica geral, natação, mídia esportiva e semiótica. É membro efetivo do Grupo de Pesquisa Observatório da Mídia Esportiva, do LaboMidia/UFSC, no qual desenvolve trabalhos nas linhas de análise de produtos midiáticos, estudos de recepção e de mídia-educação.

Convidada: Tânia Ramos
Doutora em Literatura e docente UFSC possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Santa Catarina, mestrado e doutorado em Literaturas de Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Atualmente é Professora Titular e coordena o núcleo Literatura e Memória da UFSC, núcleo com projetos aprovados pela FAPESC e CNPq. Faz parte da Coordenação Geral da Revista Estudos Feministas e do Conselho Editorial das revistas, UniLetras, Mafuá Ciências e Letras, Literatura Hoje, Signótica e Anuário de Literatura. É professora de Literatura Brasileira e Estudos Literários nos Cursos de Graduação e Pós Graduação em Letras e Literatura na UFSC. Atua, pesquisa e publica nas linhas de pesquisa História e Memória, escritas de si e gênero.

Dia 26/06 – Você sabe de onde vem o seu alimento?

Mediador: Paulo Rogério Lopes
Coordenador do curso de Agroecologia/UFPR Litoral, Professor do Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Territorial Sustentável (UFPR) e do Programa de Pós Graduação em Biossistemas (UFSB)

Convidado: Jonas Aparecido de Souza
Agricultor e Coordenador do Acampamento José Lutzenberger – MST

Pra sair dessa maré

De onde vem meu alimento?

Publicado por UFPR Litoral em Sexta-feira, 26 de junho de 2020

 

Dia 03/07Como as pessoas com deficiência estão enfrentando a pandemia?

Mediadora: Manu Aguiar
Gestora de recursos humanos, estudante de licenciatura de geografia UFPR Litoral, membra da Comissão de Inclusão e Acessibilidade da UFPR Setor Litoral – CIA, integrante do coletivo feminista de mulheres com deficiência Helen Keller.
Convidada: Fernanda Shcolnik
Professora do Colégio de Aplicação (CAP) UERJ, integrante do coletivo feminista de mulheres com deficiência Helen Keller e diretora da Associação dos Deficientes Visuais do Estado do Rio de Janeiro.

Pra sair dessa maré

Como as pessoas com deficiência estão enfrentando a pandemia?

Publicado por UFPR Litoral em Sexta-feira, 3 de julho de 2020

Dia 10/07Coletivos indígenas no enfrentamento da pandemia de COVID-19

Mediadora: Ana Elisa de Castro Freitas
Artista e educadora, mestre em Ecologia e doutora em Antropologia Social pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal do Rio Grande do Sul/UFRGS. Docente no curso de Licenciatura em Artes, no Bacharelado em Ciências Ambientais e no Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais do Setor Litoral da UFPR. Coordenadora do Laboratório de Interculturalidade e Diversidade/LAID/UFPR. Pesquisadora vinculada ao Núcleo de Antropologia das Sociedades Indígenas e Tradicionais/NIT e ao Núcleo de Antropologia Visual/NAVISUAL da UFRGS. Atua na formação de jovens intelectuais indígenas no ensino superior, coordenando a tutoria do Grupo PET Litoral Indígena/MEC. Participa da Rede de Enfrentamento da Pandemia de COVID-19 Sul.

Convidado: Douglas Jacinto da Rosa
Bacharel em Gestão Ambiental pela Universidade Federal do Paraná/UFPR. Mestre em Antropologia Social pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal do Rio Grande do Sul/UFRGS. Pesquisador vinculado ao Laboratório de Interculturalidade e Diversidade/LAID/UFPR. Pesquisador vinculado ao Núcleo de Antropologia das Sociedades Indígenas e Tradicionais/NIT/UFRGS. Pesquisador vinculado ao Núcleo de Antropologia Visual/NAVISUAL/UFRGS. Membro do Comitê Estadual da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica do Rio Grande do Sul. Membro do Conselho Estadual dos Povos Indígenas/CEPI. Conselheiro Nacional de Política Indigenista/CNPI. Participa da Rede de Enfrentamento da Pandemia de COVID-19 Sul.

Dia 17/07Ciência e Solidariedade em pauta durante a pandemia

Mediadora: Aline Gonçalves
Jornalista, servidora da UFPR Litoral, mestre em comunicação (UFPR), doutoranda em tecnologia e sociedade (UTFPR).

Convidada: Chirlei Kohls
Jornalista e supervisora de bolsistas da Agência Escola de Comunicação Pública UFPR. Mestra em Comunicação pela UFPR e especialista em Novas Mídias, Rádio e TV. Atuou como professora universitária e tem experiência em reportagem, edição e assessoria de comunicação e de imprensa no mercado jornalístico.

Convidado: Pierre Andrade
Jornalista, especialista em Comunicação Esportiva pela PUC-PR. Repórter e apresentador da TVCI. Tem experiência em assessoria de imprensa, reportagem, apresentação, edição e produção.

Pra Sair dessa Maré – Ciência e Solidariedade em pauta durante a pandemia

Na live Pra Sair Dessa Maré, dessa sexta-feira (17/07), a jornalista da Seção de Comunicação do Setor Litoral da UFPR, Aline Gonçalves, mestre em comunicação (UFPR), doutoranda em tecnologia e sociedade (UTFPR); mediará o tema Ciência e Solidariedade em pauta durante a pandemia.A live receberá como convidados Chirlei Kohls e Pierre Andrade. Chirlei é Jornalista e supervisora de bolsistas da Agência Escola de Comunicação Pública UFPR, mestra em Comunicação pela UFPR e especialista em Novas Mídias, Rádio e TV, atuou como professora universitária e tem experiência em reportagem, edição e assessoria de comunicação e de imprensa no mercado jornalístico. Pierre Andrade é jornalista, especialista em Comunicação Esportiva pela PUC-PR, repórter e apresentador da TVCI; tem experiência em assessoria de imprensa, reportagem, apresentação, edição e produção.

Publicado por UFPR Litoral em Sexta-feira, 17 de julho de 2020

 

Dia 24/07Arte e pandemia

Mediadora: Luciana Ferreira

Professora do Curso de Licenciatura em Artes da UFPR Litoral, artista plástica e doutora em Geografia – linha de pesquisa Território, Cultura e Representação, pela UFPR. Tem experiência na área de Artes, Artes Gráficas e Artes Visuais. Atua principalmente nos seguintes temas: Arte, Artes Visuais, Arte Contemporânea, Arte Educação.

Convidada: Giselly Brasil

Professora do Curso de Licenciatura em Artes, atriz e doutora em artes cênicas (Universidade de São Paulo e Universidade de Giessen, Alemanha). É membro do grupo de trabalho “Theatre & Architecture”, do International Federation for Theatre Research (IFTR) e coordenadora do projeto de pesquisa “Arte Contemporânea e Educação”. Atuou em espaços culturais como o Museu de Arte Moderna de São Paulo, o Museu Afro Brasil e o Itaú Cultural.

Pra sair dessa maré – Arte e Pandemia

Pra sair dessa maré – Arte e Pandemia. Nessa live teremos como mediadora a professora do Curso de Licenciatura em Artes da UFPR Litoral, Luciana Ferreira, que também é artista plástica e doutora em Geografia – linha de pesquisa Território, Cultura e Representação, pela UFPR. Tem experiência na área de Artes, Artes Gráficas e Artes Visuais. Atua principalmente nos seguintes temas: Arte, Artes Visuais, Arte Contemporânea, Arte Educação.A convidada, Giselly Brasil, é professora do Curso de Licenciatura em Artes, atriz e doutora em artes cênicas (Universidade de São Paulo e Universidade de Giessen, Alemanha). É membro do grupo de trabalho “Theatre & Architecture”, do International Federation for Theatre Research (IFTR) e coordenadora do projeto de pesquisa “Arte Contemporânea e Educação”. Atuou em espaços culturais como o Museu de Arte Moderna de São Paulo, o Museu Afro Brasil e o Itaú Cultural.A live será transmitida no Facebook do Setor Litoral, sexta-feira às 17h.Pra sair dessa maré é um projeto Lives da UFPR Litoral em que dois especialistas vão refletir sobre diferentes aspectos de um tema importante nesse momento de enfrentamento da pandemia do covid19. É um espaço para problematizar, mas também esperançar. No Facebook da UFPR Litoral, toda sexta-feira, das 17 às 18 horas.

Publicado por UFPR Litoral em Sexta-feira, 24 de julho de 2020

 

Dia 31/07SUS: a importância de um Sistema Único de Saúde.

Mediador: Marcos Signorelli

Professor Associado de Saúde Coletiva da UFPR. Pós-doutorado em Saúde Pública (Austrália), Doutor em Saúde Coletiva (UNIFESP), Mestre em Fisiologia, (UFPR) e Fisioterapeuta (FURB). Atualmente é Coordenador da Graduação em Saúde Coletiva, docente dos Mestrados em Saúde Coletiva e Desenvolvimento Territorial Sustentável. Coordenador do Programa PET Saúde – Interprofissionalidade e do GT de Saúde da População LGBTI+ da ABRASCO (Associação Brasileira de Saúde Coletiva). Pesquisador associado do Centre of Research Excellence (CRE) in Safer Families da University of Melbourne.

Convidada: Vera Maria da Rocha

Doutora em Educação (UFRN), possui graduação em Educação Física (UPF) e em Fisioterapia (UFSM), especialização em Saúde Pública (Fiocruz) e saúde mental (UFSM), mestrado em Ciência do Movimento Humano (UFSM). Docente da UFRGS e membro da Rede Unida e da Associação Brasileira de Ensino em Fisioterapia.

Pra sair dessa maré – SUS: a importância de um Sistema Único de Saúde.

A live dessa semana, dia 31/07, às 17h no Facebook da UFPR Litoral tem como tema, SUS: a importância de um Sistema Único de Saúde.O Mediador é o professor Marcos Signorelli, professor Associado de Saúde Coletiva da UFPR. Pós-doutorado em Saúde Pública (Austrália), Doutor em Saúde Coletiva (UNIFESP), Mestre em Fisiologia, (UFPR) e Fisioterapeuta (FURB). Atualmente é Coordenador da Graduação em Saúde Coletiva, docente dos Mestrados em Saúde Coletiva e Desenvolvimento Territorial Sustentável. Coordenador do Programa PET Saúde – Interprofissionalidade e do GT de Saúde da População LGBTI+ da ABRASCO (Associação Brasileira de Saúde Coletiva). Pesquisador associado do Centre of Research Excellence (CRE) in Safer Families da University of Melbourne.A convidada é a professora Vera Maria da Rocha, doutora em Educação (UFRN), possui graduação em Educação Física (UPF) e em Fisioterapia (UFSM), especialização em Saúde Pública (Fiocruz) e saúde mental (UFSM), mestrado em Ciência do Movimento Humano (UFSM). Docente da UFRGS e membro da Rede Unida e da Associação Brasileira de Ensino em Fisioterapia.Pra sair dessa maré é um projeto Lives da UFPR Litoral em que dois especialistas vão refletir sobre diferentes aspectos de um tema importante nesse momento de enfrentamento da pandemia do covid19. É um espaço para problematizar, mas também esperançar. No Facebook da UFPR Litoral, toda sexta-feira, das 17 às 18 horas.

Publicado por UFPR Litoral em Sexta-feira, 31 de julho de 2020

Rua Jaguariaíva, 512 - Caiobá
Matinhos, Paraná | CEP 83.260-000
Fone: (41) 3511-8300