Litoral na construção da Casa de Sementes

11 de dezembro de 2018 - 17h39

Entre os dias 30 de novembro e 02 de dezembro estudantes dos cursos de Tecnologia em Agroecologia, Licenciatura em Geografia e Licenciatura em Artes, mediados pela docente Suzana Alvares, participaram da inauguração da Casa de Sementes em Fernandes Pinheiro. Essa parceria teve como embrião o Projeto de Aprendizagem (PA) do estudantes de Agroecologia André Carvalhedo, que tem as sementes crioulas e banco comunitários de sementes como tema. A partir desse projeto foi feito a ponte com a associação Agricultura Familiar e Agroecologia (AS-PTA), de Palmeira (PR), por intermédio do técnico André Jantara e com o Coletivo Triunfo, formado por guardiãs e guardiões de semente de São João do Triunfo (PR) e região.

A construção da Casa de Sementes teve participação da UFPR, através do curso de Agroecologia, desde o projeto inicial até sua inauguração. A construção com base de alvenaria foram somadas técnicas da bioconstrução como adobe, cord wood, bambu a pique, reboco natural e geotintas. Durante a construção foram trabalhados princípios de coletividade e da agricultura familiar e camponesa.

O coletivo que foi de Matinhos à Fernandes Pinheiro, duas vezes nesse segundo semestre, realizou com a família do Sr. Silvestre e Sra. Terezinha um sonho: o espaço para guardar as tão valiosas sementes crioulas. Todos contribuíram pisando barro, fazendo tijolos, rebocos e tintas naturais. O coroamento do processo ocorreu no dia 01 de dezembro, com o ato de inauguração da Casa de Sementes do Coletivo Triunfo, que contou com cerca de 150 participantes no sítio São Silvestre, em Fernandes Pinheiro.

No Setor Litoral da UFPR, o Projeto Sementeia, projeto de aprendizagem do estudante André Carvalhedo, está no processo de implantação do banco de sementes: uma colorida geladeira que enfeita o 2º andar do bloco B, que vem sendo construída desde o segundo semestre de 2017. A concepção do projeto prevê a gestão coletiva, desde a coleta das sementes até sua distribuição e reposição.

Essa iniciativa proporcionou a união com coletivos envolvidos no tema Sementes Crioulas e também uma devolutiva à sociedade, a construção da Casa de Sementes, contribuindo para a valorização e manutenção deste precioso bem, essencial para agricultura familiar guardar a vida e gerar alimento.