Live abordou leitura e escrita na quarentena

 22 de junho de 2020 - 12h18

Com o tema Qual é o lugar da leitura e da escrita na pandemia?, o professor Fabio Messa, do curso de Linguagem e Comunicação, recebeu a convidada Tânia Ramos, doutora em literatura e docente UFSC,  que atua, pesquisa e publica nas linhas de pesquisa história em memória, escritas de si e gênero. O evento virtual ainda contou com interpretação em libras de Siloé Bispo Adriano e assessoria técnica de William Leal. Esse foi mais um momento do projeto Pra Sair dessa Maré, que tem promovido lives semanais sobre saberes diversos em torno do eixo temático transversal da pandemia do Covid-19.

A conversa começou com indagações sobre as condições psíquicas e espaço-temporais das pessoas assujeitadas pela quarentena, a dificuldade de concentração para leitura e as possibilidades da escrita como alternativa de interlocução e sobrevivência.

A convidada Tânia falou sobre a sua relação particular com a leitura e a escrita neste momento, descrevendo situações do dia a dia, seus impasses e inquietações. Abordou também os registros de leitura e memória que têm surgido no universo das redes sociais. Messa comentou sobre livros e filmes que já tematizaram a pandemia, suas aproximações e analogias com o caso corona vírus. Mencionou questões referentes à produção poética e diários de quarentena.

Messa avaliou que foi bastante proveitoso participar da live. ” O tempo relativamente curto nos obriga a sermos sintéticos na conversa, mas creio que tenha de ser assim mesmo, pra não dispersarmos e perdermos audiência. O feedback foi muito bom, muitos sentiram-se instigados a ler ou a escrever durante esse período. Tratamos de literatura de ficção, poesia, auto-ajuda e muitos outros gêneros. A conversa foi riquíssima, Tânia nos trouxe um relato bem subjetivo de sua própria experiência individual”, avaliou Messa.

A próxima live acontece no dia 26/06, com tema:

Você sabe de onde vem o seu alimento?
Convidado: Jonas Aparecido de Souza, agricultor e Coordenador do Acampamento Jos̩ Lutzenberger РMST (Litoral do PR)
Mediador: Paulo Rogério Lopes – Coordenador do curso de Agroecologia/UFPR Litoral, Professor do Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Territorial Sustentável (UFPR) e do Programa de Pós Graduação em Biossistemas (UFSB)

Rua Jaguariaíva, 512 - Caiobá
Matinhos, Paraná | CEP 83.260-000
Fone: (41) 3511-8300