Confira resultados parciais de pesquisa sobre aulas remotas

24 de junho de 2020 - 13h41

Os professores do Setor Litoral da UFPR Luís Eduardo Thomassim e Marisete Teresinha Hoffmann-Horochovski divulgam nota com os resultados parciais da pesquisa Lugar de criança é…? O trabalho foi iniciado em maio de 2020, como o objetivo de refletir sobre a estratégia de aulas remotas durante a pandemia de Covid-19. Confira abaixo o relato dos professores e o relatório parcial na íntegra (PDF).

Até o presente momento, o estudo reuniu relatos de 150 famílias de municípios do Litoral do Paraná e da Região Metropolitana de Curitiba, através de contatos pelo WhatsApp, e-mail, telefonemas e interações de campo. As informações obtidas diretamente de crianças somam o número de vinte e seis (26) estudantes, entre seis e treze anos de idade (na maioria desses casos, houve contato também com algum adulto da família, sendo que em cinco casos o contato foi apenas com o estudante) tanto de escolas públicas como de escolas particulares. Da mesma forma, a variação de municípios permite comparar diferentes redes de ensino, cujas estratégias, por vezes, diferem.

Em uma percepção prévia ao levantamento dos dados, identificou que o desenvolvimento de atividades escolares remotas nos ambientes familiares pressupõe alguns requisitos básicos, tais como: o acesso às mídias (internet ou TV digital), usos de equipamentos eletrônicos (celulares, televisores, computadores ou tablets), recursos mínimos do espaço doméstico (mobiliários, mas também itens pedagógicos, como sucatas, papéis, canetas, entre outros), tempo de familiares adultos para auxílio ou supervisão, engajamento – ou “comprometimento” – de crianças e adultos nas atividades demandadas por professores e escola (que podem ser a realização de tarefas virtuais ou impressas, acesso a aplicativos, comunicação eventual, etc) e, por fim, o domínio mínimo, por parte de adultos e crianças, de um repertório básico da cultura escolar formal (como leitura, escrita, cálculos, interpretações de enunciados, autonomia para realizar tarefas com materiais e, inclusive, elaboração e expressão de dúvidas, quando se fizerem necessárias).

Confira a  Nota de Pesquisa – AULAS REMOTAS JUN2020