Mutirão de limpeza na praia de Caiobá

 15 de maio de 2017 - 15h19

Quarenta e cinco alunos da UFPR (32 de Curitiba e 13 do Setor Litoral) participaram, neste final de semana, de uma ação de recolhimento do lixo na praia de Caiobá, no Litoral do Estado, em parceria com o Sea Shepherd Conservation Society – ONG de proteção da vida marinha baseada nos Estados Unidos que possui escritórios na Austrália, Canadá, Inglaterra, Holanda, França e África do Sul.

Integrantes do Clube de Ações Voluntárias da UFPR, os alunos recolheram no local 20 sacos de lixo de 100 litros. O material – formado basicamente por garrafas PET, latas, vidros e outros materiais plásticos – foi levado para reciclagem. Foi a primeira ação dos alunos deste porte em parceria com a Sea Shepherd, mas o grupo pretende realizar outras, também no Litoral do Estado.

Ocorre que, no desenvolvimento do trabalho, os voluntários constataram outro problema: a existência de muitas clareiras nas restingas – vegetação característica da costa. “Isso denuncia que as restingas sofrem impacto do ser humano. Pensamos em fazer uma ação no local para combater este problema”, diz Camila Canedo Lorenzetti, aluna do 6º período de Enfermagem e uma das representantes do Clube de Ações Voluntárias da UFPR. O grupo também recebeu de moradores do Litoral a sugestão de que os voluntários desenvolveram uma atividade de conscientização com os frequentadores das praias.

Atividades

Os alunos que participaram da atividade pertencem aos seguintes cursos: Enfermagem, Física, Engenharia Mecânica, Geologia, Educação Física, Química, Biologia, Zootecnia, Administração, Economia, Ciência da Computação, Engenharia Ambiental, Psicologia, Engenharia de Produção, Farmácia, Gestão Ambiental (Setor Litoral), Agroecologia (Setor Litoral), Linguagem e Comunicação (Setor Litoral).

O Clube de Ações Voluntárias da UFPR surgiu no início de 2015. Todas às sextas-feiras, são promovidas reuniões para o planejamento e discussão de ações e pautas. O clube desenvolve várias atividades. Entre elas, visitas a lares de crianças e idosos, arrecadações de agasalho no inverno, parcerias com ONGs de animais e a organização do cachorro-quente solidário (a preparação e distribuição de alimentos para moradores de rua do centro de Curitiba).

Também planeja e executa doações de sangue a cada quatro meses, promove intervenções na UFPR sobre o Setembro Amarelo, Outubro Rosa e Novembro Azul, realiza atividades em datas comemorativas (Dia das Crianças) com alunos dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI), organiza oficinas de brinquedos a partir de material reciclável, faz o acolhimento e direcionamento dos calouros no banho de lama da Universidade e promove o abraço solidário (atividade para humanizar os estudantes).

 

Fonte: Superintendência de Comunicação Social

Alunos da UFPR e ONG Sea Shepherd fazem mutirão de limpeza nas praias de Caiobá/Matinhos

UFPR Litoral
Rua Jaguariaíva, 512
CEP: 83260-000 | Caiobá | Matinhos | Paraná
Fone: (41) 3511-8300