Nota da Direção do Setor Litoral sobre os ataques à universidade pública

 10 de julho de 2017 - 19h24

A universidade pública brasileira está sob ataque. Partidos, governos, setores da mídia e indivíduos nas redes sociais vêm se dedicando a propagar o ódio à instituição, à arte e à ciência, por meio da ignorância, do preconceito e da mentira – expressões oportunistas da crise por que passa a sociedade atual.

Como parte integrante da mais antiga universidade brasileira, a UFPR Litoral também foi alvo recente da mais destrutiva intolerância, que reivindica o monopólio do que é bom, belo e verdadeiro. Ninguém o tem.

Diante disso, a direção do Setor Litoral da UFPR vem a público para reiterar o papel histórico da universidade, no mundo, no Brasil e no Litoral do Paraná.

A universidade é uma instituição milenar que sempre ocupou papel central no desenvolvimento das nações. Nos períodos de obscurantismo e autoritarismo, ela foi o refúgio do pensamento livre, da vanguarda da criação artística e intelectual, da tolerância, da diversidade e do conhecimento científico. É um patrimônio de toda humanidade, essencial para seu progresso.

A universidade muda a realidade dos lugares onde ela instala. Foi assim em todo o Brasil e no Litoral do Paraná. A UFPR Litoral tem uma larga folha de serviços à região e às suas cidadãs e cidadãos:

– desde sua instalação, milhares de pessoas tiveram um inédito acesso ao ensino superior público e gratuito, na graduação e na pós-graduação, em uma das melhores instituições universitárias da América Latina;

  • a UFPR Litoral contribui para o ensino superior deixar de ser um sonho distante e tornar-se realidade palpável na região, inclusive para as camadas mais pobres e historicamente marginalizadas de direitos de cidadania;
  • desde a instalação do campus, o município de Matinhos obteve o maior crescimento no setor de serviços de toda a região, muito superior às médias do país e do estado.
  • a universidade trouxe ganhos para as relações econômicas, com seus egressos qualificados e a dinamização de várias atividades produtivas. Centenas de servidores e milhares de estudantes para cá vieram, vinculando-se à região, gerando trabalho, renda e arrecadação para os municípios.
  • com a universidade ganham também as relações sociais e culturais de nossas cidades, através de projetos premiados e reconhecidos nacional e internacionalmente, de extensão e pesquisa, sob a coordenação de docentes e técnicos altamente qualificados, que atendem a população com estudantes universitários comprometidos socialmente, abrindo novas perspectivas para a juventude local.

A universidade é de todo o povo. Ela deve ser plural, combater toda forma de opressão e abrir-se à crítica respeitosa, democrática e republicana. Com ela, reafirmamos nosso compromisso e o convite para que todas as pessoas conheçam e vivenciem seu projeto pedagógico.

UFPR Litoral
Rua Jaguariaíva, 512
CEP: 83260-000 | Caiobá | Matinhos | Paraná
Fone: (41) 3511-8300