Professor e estudantes da USP na UFPR Litoral

7 de maio de 2018 - 17h59

Professor e estudantes de licenciaturas, mestrado e doutorado passam quatro dias de imersão para conhecer o Projeto Pedagógico da UFPR Litoral.

O professor Dr. Elie Ghanem da Faculdade de Educação da USP manteve contato com a Professora Lenir Maristela Silva para viabilizar uma visita a UFPR Litoral. No Brasil somos o único modelo alternativo contra hegemônico no Ensino Superior, o que tem provocado muitos estudos, principalmente, na pós-graduação. Além disso, nossas participações em eventos no campo da Educação compondo mesas e painéis também provoca o desejo de sermos conhecidos in loco.  Os 22 estudantes da USP guiados pelos estudantes de Lic. em Ciências participaram das Interações Culturais e Humanísticas no dia 02/05 no período noturno, sendo distribuídos nas oficinas. No dia 03/05 no período da tarde tiveram a oportunidade de conhecer em detalhes o Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Ciências apresentado pelo então Coordenador professor Valentim da Silva juntamente com outros docentes e alguns estudantes do Curso. Já na noite do dia três puderam dialogar numa roda de conversa com seis estudantes egressos e com os demais estudantes atuais do Curso de Lic. em Ciências. No dia 04/05 o grupo da USP guiados novamente por estudantes de Ciências realizaram uma caminhada para atingir o Morro do Boi, ponto turístico de Matinhos. À tarde do dia 04 realizaram mais uma roda de conversa sobre a gênese da UFPR Litoral e sua perspectiva interdisciplinar e inclusiva com os professores Valdo José Cavallet, Francéli Brizolla e Rodrigo Mengarelli. Na sexta à noite quatro estudantes da USP acompanharam uma visita organizada pelo Professor Rodrigo Reis  à casa ecológica, fruto de Projeto de Aprendizagem do egresso do Curso de Ciências Cesar Vanhoni em Paranaguá. No dia 05/05 no período da manhã vivenciaram as atividades do encontro coletivo do Curso de especialização em Alternativas para uma Nova Educação. As palavras na despedida foram de muito incentivo para nos estimular no compromisso com uma educação democrática e emancipatória. Os incentivos, também, vieram na forma de depoimentos como o recebido de uma das visitantes:

Olá professora Lenir,
Como vai?
Quem lhe escreve é uma aluna, do curso de licenciatura em Ciências Sociais da USP, que esteve na visita na UFPR Litoral semana passada.
Minha cabeça está fervilhando de ideias depois de ter visto o projeto e vivenciado um “tiquinho” das experiências de uma educação emancipadora.
Gostaria de poder dizer mil coisas que demonstrassem minha gratidão pela oportunidade, pela recepção, pelo cuidado e principalmente pela coragem e alegria de vcs estarem resistindo tão elegantemente a tudo que nos faz desistir de sermos educadoras/es.
Vcs fizeram reacender – de um modo que eu não tinha podido viver antes – a esperança. Não só na educação, mas num todo, como é o propósito de vcs.
Meus sinceros agradecimentos a todos que dispuseram todo o tempo para nos contar suas histórias e partilhar de momentos tão emocionantes!
Já contei para muita gente sobre o projeto da UFPR Litoral e o que me disseram foi da vontade de tentar fazer um intercâmbio entre as licenciaturas da USP e da UFPR Litoral.
O que vc acha?
Quem sabe a gente acha a didática como o Valdo provocou rs
Bom, uma ideia que está me tirando o sono mas também espero que seja uma “perturbação” boa.
Abraços,