Reitor e vice-reitora serão reconduzidos aos cargos

11 de dezembro de 2020 - 11h16

Por: Aline Nunes

Foto: Marcos Solivan Sucom/UFPR. Foto tirada antes da pandemia.

O Diário Oficial da União desta quinta-feira, dia 10 de dezembro, publicou a recondução do professor Ricardo Marcelo Fonseca ao cargo de reitor da Universidade Federal do Paraná. O decreto foi assinado pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, nesta quarta-feira, dia 9 de dezembro.

Com o decreto, o reitor e a vice-reitora, Graciela Bolzon de Muniz, serão reconduzidos aos cargos. O mandato é de quatro anos. A cerimônia de recondução será realizada às sete horas da noite de 15 de dezembro, durante as comemorações pelo aniversário da UFPR.

Cerimônia

A cerimônia de comemoração dos 108 anos da UFPR será transmitida pelo canal do Youtube da UFPR TV. O evento é a Sessão Pública e Solene do Conselho Universitário (COUN), órgão máximo deliberativo da universidade.12

Apenas o reitor Ricardo Marcelo Fonseca e a vice-reitora Graciela Bolzon de Muniz estarão presentes no Teatro da Reitoria, de onde a cerimônia será transmitida. Os conselheiros do COUN vão participar de forma remota.

Comemoração

A cerimônia vai contar com apresentações culturais e com o lançamento do Selo de Natal Palavras de Afeto, uma iniciativa do Ministério das Comunicações, por meio dos Correios (Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos).

Aniversário

O aniversário da UFPR é no dia 19 de dezembro. A universidade foi fundada no mesmo dia da emancipação política do Paraná, em 1912,  e é a instituição federal de ensino superior mais antiga do Brasil. Hoje a UFPR tem 38.242 alunos em 136 cursos de graduação, 126 cursos de especialização e 88 programas de mestrado e doutorado. A comunidade acadêmica também é formada por mais de 2500 professores e 3450 técnicos administrativos, sendo que 1485 atuam no Complexo Hospitalar de Clínicas (CHC/UFPR).

A UFPR ocupa uma área construída de 496 mil m2 em seis cidades do estado: são seis campi na capital Curitiba, três no litoral – em Pontal do Paraná e Matinhos – e três campi avançados no interior do estado: Jandaia do Sul, Palotina e Toledo.