UFPR antecipa Vestibular 2016/2017 para ampliar acompanhamento dos candidatos às correções das provas

13 de maio de 2016 - 17h06

A inclusão de uma etapa a mais no processo do Vestibular 2016/2017 antecipou para outubro as provas da primeira fase do certame – tradicionalmente realizadas no mês de novembro.

A partir desta edição, os candidatos passarão a ter acesso digital às provas discursivas corrigidas, com possibilidade de interpor recurso em caso de discordâncias. No último processo seletivo, o Núcleo de Concursos (NC) – órgão da Universidade responsável pelo vestibular – já havia aberto o mesmo tipo de procedimento para os cartões-resposta. “Estamos buscando cada vez mais aprimorar e inovar a transparência e a segurança do nosso processo seletivo. Queremos abrir oportunidades para maior acompanhamento e interação com os candidatos”, explica o diretor do NC, Mauro Belli.

A primeira fase do Vestibular 2016/2017 será realizada dia 23 de outubro deste ano. Nesta etapa, os vestibulandos respondem a questões objetivas de conhecimentos. Na segunda fase – que ocorrerá dias 27 e 28 de novembro – serão aplicadas provas de compreensão e produção de textos, e provas específicas e de habilidades para os cursos em que houver essa exigência. O conteúdo programático de todas as áreas abordadas também já está disponível no site do NC (www.nc.ufpr.br).

O número de vagas e outras informações importantes para os vestibulandos serão divulgadas no Guia do Candidato, que será publicado ainda antes do início das inscrições.

Vestibular próprio
A Universidade Federal do Paraná é uma das poucas instituições do país a manter a maior parte de suas vagas detinadas a preenchimento por vestibular próprio. Hoje a UFPR reserva 70% das vagas para seu processo seletivo e 30 % para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), gerenciado pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC).

De acordo com o reitor Zaki Akel Sobrinho, a decisão de se lutar pela manutenção do vestibular próprio tem o objetivo de melhorar o alcance da população local à universidade federal de seu estado. “Esse processo seletivo garante que 70% das vagas estejam mais acessíveis aos paranaenses”, disse o reitor durante entrevista na segunda fase do Vestibular 2015/2016. Neste último certame, foram quase 60 mil candidatos em busca de uma das 4765 vagas oferecidas. Desse total, vestibulandos parananenses somaram 80% da concorrência.

Por: Jaqueline Carrara – Assessoria de Comunicação Social da Universidade Federal do Paraná (ACS-UFPR)