UFPR Litoral e CEM lançam curso destinado a educadores

5 de setembro de 2019 - 14h39

Na sexta-feira (13), às 10h, acontecerá a aula inaugural do novo curso de especialização e extensão da Universidade Federal do Paraná (UFPR): Educação Ambiental Marinho-Costeira. Fruto de parceria entre o Setor Litoral e o Centro de Estudos do Mar (CEM), o curso consiste em formação continuada e atenderá professores, pedagogos e diretores de dez escolas estaduais do campo localizadas nas ilhas do litoral paranaense. Membros da comunidade com residência fixa nas regiões das escolas atendidas também poderão participar. (A aula inaugura foi adiada do dia 06 para o dia 13, devido à previsão de ressacas, que inviabilizam a presença dos estudantes residentes em ilhas.)

O curso foi planejado a partir dos resultados do projeto “Saberes e Fazeres do Mar”, que visa contribuir com os desafios da organização curricular por área do conhecimento; com o desenvolvimento de metodologias que considerem a valorização dos saberes e fazeres do mar; e com o aprofundamento de assuntos específicos que tratam das realidades socioambientais locais das ilhas do litoral do estado.

O curso foi construído em parceria com a Secretaria Estadual de Educação do Paraná, com o Núcleo Regional de Educação de Paranaguá e com as comunidades escolares das ilhas do litoral do Paraná e conta com uma equipe interdisciplinar composta por um grupo de 20 docentes, técnicos e bolsistas da UFPR. Também é considerado produto técnico resultado do projeto de pesquisa “Vulnerabilidades e Respostas das Populações Locais às Ameaças Socioeconômicas e Naturais na Baía de Paranaguá” (MADECEP).

Os certificados serão concedidos pela UFPR nas modalidades de Extensão (179h) para quem não possui graduação; e Especialização (360h) para os graduados. A formação terá caráter semipresencial, em modelo de alternância e itinerância.

A aula inaugural será realizada nesta sexta-feira (6) Instituto Superior do Litoral do Paraná – ISULPAR – Rua João Eugênio, 534 – Costeira – Paranaguá/PR.

Informações: Sucom/UFPR