UFPR Litoral recepciona estudantes

 20 de setembro de 2021 - 11h24

O ano letivo de 2021 começou, nesta segunda-feira (20/09/2021), recepcionando calouras e calouros com as boas-vindas do reitor da UFPR, Ricardo Marcelo Fonseca e da a vice-reitora, Graciela Bolzón de Muniz, e com as orientações iniciais dos pró-reitores da PROGRAD, PRPPG, PROEC e PRAE.

No acolhimento feito pelo Setor Litoral da UFPR, que aconteceu à noite, a Diretora Elisiani Tiepolo deu as boas vindas à toda comunidade acadêmica e lembrou que dia 19 de setembro foi comemorado o dia de nascimento de Paulo Freire, um dos educadores que fundamenta o Projeto Político Pedagógico (PPP) da UFPR Litoral. Ressaltou que PPP da UFPR Litoral é um projeto que tem como princípio a diversidade, a inclusão, a emancipação, a utopia de uma educação que, como disse Paulo Freire, não muda o mundo. Muda as pessoas. E as pessoas mudam o mundo. A diretora Elisiani, também, explicou alguns termos e características específicas de como o PPP é aplicado na UFPR Litoral. Na sequência as equipes da Coordenação Acadêmica e da SEPOL passaram algumas orientações às calouras e calouros. Confira como foi a recepção na UFPR Litoral:

O Núcleo de Tecnologia Educacional da UFPR Litoral preparou um vídeo explicando como funciona a Universidade.
Acesse o site do NTE e confira: http://www.litoral.ufpr.br/portal/nte/

Em sua fala de boas-vindas, pela manhã, o reitor Ricardo Marcelo Fonseca salientou a importância e a grandeza da Universidade Federal da Paraná para o Estado do Paraná e para o Brasil, historicizando sua fundação e sua contribuição para o desenvolvimento do Estado do Paraná nestes quase 109 anos de jornada, como a primeira universidade do Brasil, exaltando o orgulho que devemos ter pelo pertencimento à família UFPR. O reitor ainda comentou como a universidade se adaptou aos protocolos de segurança, ao priorizar a saúde e a segurança da comunidade acadêmica, sem interromper suas atividades, que passaram a acontecer remotamente; comentou, também, sobre a necessidade de defesa da universidade pública neste período de ataques, e de como são tratados e corrigidos os erros que, também acontecem, em uma universidade composta por pessoas “de carne e osso”.
A vice-reitora Graciela Muniz acolheu calouras e calouros falando sobre a realização do sonho que acontece com o início da vida acadêmica na nossa universidade, com desafios e conquistas pela frente, e que desistir não deve ser uma opção, mas sim, aproveitar ao máximo esse período, com muita alegria.

Confira, na íntegra, como foi o acolhimento estudantil: https://www.youtube.com/watch?v=mNoclP3fxdY

Rua Jaguariaíva, 512 - Caiobá
Matinhos, Paraná | CEP 83.260-000
Fone: (41) 3511-8300