UFPR Litoral rumo ao centenário de Paulo Freire

19 de agosto de 2021 - 12h43

UFPR Litoral Rumo ao Centenário de Paulo Freire!

O patrono da Educação brasileira completaria 100 anos em 19 de setembro deste ano e, como homenagem, um coletivo formado pela UNIFAL-MG, Universidade Federal de Goiás (UFG), Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Universidade Federal de Matogrosso (UFMT), Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) e Universidade Federal do Paraná (UFPR), Setor Litoral, estão na organização de uma série de ações e eventos para marcar o centenário do educador.

A primeira série de eventos promovida pelo Coletivo Universidades rumo ao centenário de Paulo Freire foi organizada no mês de dezembro de 2020 e trouxe a participação da educadora Nita Freire, do professor Ubiratan D’Ambrosio, docente emérito da Unicamp, e do sociólogo Miguel Arroyo, ex-professor da UFMG.

Em abril de 2021, o debate foi no âmbito internacional. Com o título “Paulo Freire e sua obra nos anos 1960 e 1970 – perspectivas internacionais”, o evento contou com os palestrantes Abdejalil Akkari (Universidade de Genebra – Suíça), Ole Skovsmose (Universidade de Aalgorg – Dinamarca/ UNESP – Campus do Rio Claro), Marilyn Frankenstein (Universidade de Massachusetts – EUA) e Ira Shör (Universidade de Nova York – EUA).

No mês de agosto foram 3 Lives: dia 2, tivemos a presença da professora Lisete Regina Gomes Arelaro, da Universidade de São Paulo, abordando o tema: Gestão democrática e formação de professores. Dia 4, os convidados foram Benedita Rosa da Costa, Kleiton Rodrigues Owaiga e Solange Serafim dos Santos para dialogar sobre as contribuição deste autor em movimentos sociais. Dia 6, a prosa foi com Carlos Rodrigues Brandão (Unicamp) e com Leôncio Soares (UFMG) sobre as contribuições do legado freiriano na Educação popular e de jovens e adultos.

As Lives estão gravadas e se encontram no canal do YouTube da Comunidade Educateliê, da UNIFAL, https://www.youtube.com/channel/UCKvtc_-eyLVt2khYomCv8UQ