UFPR promove concurso em 2020 para premiar TCCs

 13 de dezembro de 2019 - 16h28

Um concurso para selecionar os melhores Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) produzidos por estudantes de graduação dos campi e setores da Universidade em Palotina, Toledo, Jandaia do Sul, Matinhos e Pontal do Paraná. Essa é a proposta do “Desafio Integra TCC: Ideias de Impacto”, lançado nesta sexta-feira, 13, pela Diretoria de Desenvolvimento e Integração dos Campi (Integra) da Universidade.

Com o objetivo de estimular a produção de trabalhos com potencial de impacto para a sociedade que sugiram propostas e soluções aplicadas à realidade, o concurso, que será realizado em 2020, contemplará três categorias: “Município”, “Campus/Universidade” e “Empresa/Indústria”.

“As categorias são ideias de impacto para o município onde o campus está instalado; para o Campus Avançado ou para a Universidade como um todo; e ideias de impacto para empresas ou indústrias. Se o aluno perceber que o trabalho se enquadra em uma dessas categorias, já poderá inscrevê-lo para concorrer na primeira edição do concurso”, informa a administradora Juliana Trianoski, que compõe a equipe da Integra.

Os trabalhos e atividades adotados como requisito para a conclusão de curso na UFPR – monografia, projeto de aprendizagem, desenvolvimento de produto, plano de negócio, entre outros – enquadram-se nos critérios para participação. A inscrição é gratuita e deve ser feita no período de 27 de janeiro a 29 de fevereiro de 2020 por meio de formulário eletrônico que será disponibilizado no site www.integra.ufpr.br. Confira o regulamento aqui.

Alunos ou egressos dos campi fora da sede da UFPR, em Curitiba, que tenham aprovado o TCC no calendário acadêmico de 2019 podem participar do concurso. Trabalhos aprovados em 2020, mas dentro do calendário acadêmico do ano anterior, também podem concorrer. Os trabalhos devem ser elaborados por um único autor, com exceção de TCCs apresentados em cursos que permitam a elaboração em grupo. Não serão aceitos trabalhos, dissertações e teses de pós-graduação.

A avaliação dos trabalhos será realizada por comissão composta em cada campus em que houver trabalho com inscrição homologada. Cada comissão será formada por, no mínimo, cinco profissionais, indicados pela Integra e pela direção do campus. Docentes da UFPR, membros do poder público e da iniciativa privada e representantes da comunidade local poderão integrar as equipes.

O resultado final do concurso está previsto para o dia 31 de março de 2020. A divulgação da classificação final e a entrega da premiação para os três trabalhos escolhidos em cada categoria do concurso, para cada campus, será feita no site www.integra.ufpr.br, em data a ser definida.

Os selecionados receberão comunicado por e-mail, com convite para o evento de premiação, no qual os projetos serão apresentados ao público. Informações sobre a composição da comissão avaliadora, o processo de seleção e a divulgação do resultado e a premiação estão disponíveis no regulamento.

A equipe da Integra já planeja a segunda edição do concurso, que contará com temáticas direcionadas. De acordo com Juliana, grupos de professores do Setor Palotina, do Setor Litoral, do Campus Jandaia do Sul, do Campus Toledo e do Campus Pontal do Paraná – Centro de Estudos do Mar ajudarão a identificar demandas do município, da Universidade e de empresas da região, além de problemáticas dos campi.  “Até o início do ano letivo, essas temáticas serão levantadas e serão propostas aos alunos que estão em fase de elaboração de proposta de TCC. Propor soluções práticas e aplicáveis para resolver essas demandas é a proposta. A ideia é que esses alunos se inscrevam no final de 2020 na segunda edição do concurso, para a premiação das melhores ideias”, afirma a administradora.

A premiação faz parte das ações do Programa Integra UFPR, que engloba eventos e atividades previstos para 2020. As ações serão promovidas pela Diretoria Integra nos campi da UFPR. Durante o ano, os projetos serão executados nos campi em Palotina, Toledo, Jandaia do Sul, Matinhos e Pontal do Paraná, conforme o calendário acadêmico.

Atualmente, os Campi Avançados contam com cerca de 5.000 alunos de graduação e aproximadamente 600 servidores entre docentes e técnicos-administrativos em Educação (TAEs).

Edital para patrocínio
A Diretoria Integra lançou, no dia 2 de dezembro, o Edital de Chamamento Público nº 01/2019 – Integra/UFPR para captação de verbas para realização de eventos previstos para ocorrerem no próximo ano nos Campi Avançados. O instrumento visa obter patrocínio para o Programa Integra por meio de parcerias com empresas nacionais, instituições públicas, consórcios de empresas e organizações de direito privado sem fins lucrativos.

O prazo para as entidades interessadas apresentarem as propostas teve início no dia 10 de dezembro. O período para submissão no âmbito do edital de fluxo contínuo segue até 10 de setembro de 2020. Os selecionados terão direito à contrapartida de publicidade nos termos definidos no instrumento.

Os recursos serão utilizados para financiar a organização, execução e divulgação de atividades e eventos promovidos pela Integra. Além do Desafio TCC Premiado, compõem o programa os projetos Feira de Oportunidades, Roadshow Científico-Cultural UFPR, Feira de Profissões dos Campi Avançados, Meetups on garage e UFPR mais Perto.

Integra
A Integra tem como finalidade aproximar a Reitoria dos campi para ampliar o diálogo com a Administração Central e as unidades da UFPR. Promover ações que garantam o pleno funcionamento dos campi e a infraestrutura necessária para a oferta de cursos de graduação e de pós-graduação com qualidade são atribuições da unidade.

As ações incluem o apoio a projetos de desenvolvimento institucional – programas, atividades e operações especiais de natureza infraestrutural, material e laboratorial – que levem à melhoria mensurável das condições da UFPR. Propor ações que promovam a continuidade e o aprimoramento das atividades de ensino, pesquisa, extensão e inovação e promover a articulação de programas e projetos entre os campi estão entre as competências da Diretoria.

Criada em 2017 como Direção de Apoio aos Campi Avançados (Daca), a unidade atuou em substituição à antiga Coordenação de Expansão até junho de 2019. O grupo ofereceu suporte na expansão da graduação e pós-graduação dos Campi Avançados e articulou ações junto às Pró-Reitorias e à Reitoria.

Em julho deste ano, o Conselho de Planejamento e Administração (Coplad) da UFPR aprovou a criação da Integra, com regimento próprio, em substituição à Daca. A equipe é composta por seis integrantes, que colaboram com atividades nos âmbitos administrativo, financeiro, estratégico e de projetos arquitetônicos. Os núcleos administrativos do órgão executivo estão situados no prédio da Reitoria, em Curitiba, e no Setor Palotina.

Mais informações no site www.integra.ufpr.br.

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