Vestibular UFPR: inscrições iniciam dia 14 de agosto

13 de agosto de 2015 - 21h46

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) lançou o edital do concurso vestibular 2015/2016 que oferta vagas para os cursos de graduação em todos os seus setores, incluindo o Setor Litoral, em Matinhos. As inscrições devem ser feitas pela internet entre os dias 14 de agosto a 11 de setembro. A UFPR é uma universidade pública e todos os cursos de graduação ofertados são gratuitos. A taxa de inscrição para o vestibular é de 120 reais, mas candidatos de famílias de baixa renda podem pedir isenção.

No Setor Litoral estão sendo ofertadas 545 vagas, em 13 cursos, nas áreas de gestão, licenciaturas, serviço social, agroecologia e saúde coletiva. No dia 30 de agosto, será realizada a Feira de Profissões, na sede da UFPR Litoral, para que todos possam conhecer o perfil de cada curso, além de conhecer as atividades de extensão, pesquisa e cultura desenvolvidas na instituição. Também é possível obter mais informações sobre os cursos na internet, para isso basta acessar: https://litoral.ufpr.br/cursos.

As provas da primeira fase do processo seletivo são de conhecimentos gerais, com questões objetivas, e serão realizadas na tarde do dia 08 de novembro. Os aprovados para a segunda etapa fazem testes de compreensão e produção de textos no dia 06 de dezembro. Ambas as provas serão realizadas em Matinhos.

Taxa e isenção
Para estudantes que não possam arcar com o custo da inscrição, é possível solicitar isenção da taxa, o pedido deve ser feito pelo site www.nc.ufpr.br. Os interessados têm de 14 de agosto a 02 de setembro para preencher formulário específico e reunir a documentação necessária.

Têm direito ao benefício os inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e os estudantes que comprovem renda familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio, tendo cursado o ensino médio completo na rede pública ou como bolsista integral em escola privada. Para efetuar a inscrição, basta apresentação de simples cópia de documentação comprobatória.

Mais informações sobre as inscrições e as provas podem ser encontradas no edital do vestibular, no Guia do Candidato, ambos disponíveis no site do Núcleo de Concursos (www.nc.ufpr.br) .