Vulnerabilidade Social no Litoral do Paraná

 27 de novembro de 2020 - 14h27

O Projeto INPRO (Incubadora de Projetos Organizacionais e do Trabalho) anuncia o lançamento de seu segundo boletim que apresenta dados sobre o grau de vulnerabilidade social no Litoral do Paraná, confira:

A equipe do Projeto INPRO direcionou parte de suas ações, nesse contexto da crise sanitária provocada pela pandemia da COVID 19, para sistematizar e produzir informações relativas ao ambiente produtivo e social da região litorânea do Paraná. O público-alvo das ações do projeto de extensão são trabalhadores proprietários de pequenos negócios, trabalhadores informais e desempregados.
O primeiro boletim trouxe à tona dados que permitem compreender o quadro de formalidade e informalidade, as atividades econômicas empregadoras, o perfil de emprego por sexo e por faixa de remuneração. Evidenciou-se a expressividade do trabalho informal no mercado de trabalho na região, bem como a predominância do setor terciário na geração de empregos formais, que, por sua vez, remuneram abaixo da média estadual. No que se refere à escolaridade desses trabalhadores predomina o nível médio.
O segundo número traz um olhar sobre o perfil da população, com vistas a compreender o grau de vulnerabilidade social, que representa um dos fatores concretos para a ampliação do trabalho precário. Para tanto, além dos dados censitários e estimados da população, foi realizada uma síntese a partir do Cadastro Único (CADÚNICO) que permite explicitar a participação dos pobres e dos extremamente pobres nesse recorte territorial.
Desejamos uma excelente leitura!
Equipe editorial! Novembro de 2020.

Boletim 2 INPRO

Rua Jaguariaíva, 512 - Caiobá
Matinhos, Paraná | CEP 83.260-000
Fone: (41) 3511-8300