Matinhos recebe XIII Edição do Ciência em Cena

10 de setembro de 2019 - 14h47

A XIII edição do Ciência em Cena é organizada pelo programa Laboratório Móvel de Educação Científica da UFPR Litoral e será realizada nos dias 09, 10, 11 e 12 de Setembro, em Caiobá, no município de Matinhos.

O Ciência em Cena é um festival de teatro e divulgação científica de abrangência internacional e de periodicidade anual. Sua primeira edição ocorreu no ano de 2007, na Universidade Federal de São Carlos. Naquela ocasião, reuniram-se diversos sujeitos envolvidos com artes cênicas e divulgação científica ligados às Universidades e Museus e Centros de Ciências, visando realizar apresentações teatrais para o público espontâneo e discutir sobre as possibilidades de articulação entre teatro e ciência. Desde o seu início esse festival já percorreu as cidades de São Carlos (SP), Mossoró (RN), Fortaleza (CE), Caxias (MA), Pacoti (CE), Salvador (BA) e Itapipoca (CE), dentre outras, promovendo trocas de experiências e de cultura.

A intenção é de promover um processo formativo e extensionista para a comunidade em geral, envolvendo alunos do ensino básico e superior, bem como professores e pesquisadores nessa área de atuação. Durante o evento acontecem apresentações teatrais e minicursos, além de um workshop acadêmico para compartilhar experiências de pesquisa do teatro científico.

O encontro apresenta um caráter sustentável e desde sua concepção, existe a proposta de abarcar o maior número de participantes-atores possível, subsidiando alimentação e hospedagem durante o evento, mostrando-se um projeto ímpar tratando-se do atual quadro econômico do país. Para tanto, contamos com o trabalho voluntário dos anfitriões do evento, de patrocínios, órgãos de financiamento e inscrições para participação. Link mais informações: http://www.labmovel.ufpr.br/teatro/xiii-ciencia-em-cena/