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Ensino

O Curso de Licenciatura em Ciência da UFPR Litoral, como proposta metodológica alternativa de aprendizagem para o ensino superior, se constitui com propósitos nas ações educacionais que articulam e que possam fomentar a região na qual se instala, propondo uma experiência curricular no Paradigma Emancipatório. 

Deste modo, nas proposições de planejamento educacional busca-se pela eficiência acadêmica, integrando a formação profissional, humana e cidadã na socialização do conhecimento. E nessa busca, a Universidade pública, gratuita, de qualidade e comprometida socialmente, consolida a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. 

Esta proposta se estrutura pedagogicamente concebendo a construção do conhecimento como uma totalidade articulada, decorrentes de três espaços pedagógicos para consolidar a formação Cidadã, Profissional e Humana, que são:

  1. Projetos de Aprendizagem (PA) – Compõe 20% do currículo, espaço individual de cada estudante, o qual desenvolve um projeto de intervenção na realidade, de acordo com suas intencionalidades, mediado por um professor, que estimula a Formação Cidadã. 

II) Fundamentos Teóricos Práticos (FTP) – Compõe 60% do currículo, sendo espaço coletivo que integra estudantes do curso, em consonância com as diferentes etapas da proposta curricular, que via metodologias no Paradigma Emancipatório, buscam nos processos constituir a formação da identidade do professor educador sob diferentes perspectivas em diálogo com a realidade local. A inclinação nesse espaço é pela Formação Profissional.

III) Interações Culturais e Humanísticas (ICHs) – Esse espaço gesta 20% do currículo e se constitui de coletivos que integram estudantes de diferentes cursos e anos e participantes da comunidade. Busca possibilitar a articulação dos diversos saberes que constituem os diversos sujeitos através de um olhar ampliado para os desafios e potencialidades questões sociais, culturais e humanísticas contemporânea. O foco principal é a Formação Humana.

Esses espaços pedagógicos nos possibilitam movimentos que vão ao encontro da superação de alguns desafios existentes nos espaços tradicionais educacionais. Esses sugerem mudanças nos mecanismos culturais da escola, visando à busca pela aprendizagem em diálogo constante com a cultura local e os seus sujeitos, pela compreensão ampliada e pelo que faz sentido nas experiências vivenciadas. Esse processo instala uma formação cujo horizonte tangencia o inominável, pois a realidade mutante passa a ser parte dessa condição de formar. E, na consolidação desse olhar, a formação, como processo inerente à condição humana, constitui-se durante toda a vida e é afetada pelas ocorrências das trajetórias, em um caminho orientado por princípios e valores que organizam a prática que se renova a cada novo momento de tomada de decisão.

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