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Informes

Neste espaço a comunidade acadêmica encontrará informações sobre as ações preventivas da UFPR Litoral com relação à proliferação do Coronavírus:

Informes da Direção
Assunto: UFPR Litoral Solidária

30 de março de 2020 – 13h22

A partir de ação solidária voluntária da comunidade da UFPR Litoral, que distribuiu 35 cestas básicas e 48 detergentes líquidos para famílias de catadores/coletores de recicláveis em Matinhos, se constituiu o lema da campanha que nos representa nesse momento de pandemia do coronavírus, COVID 19 “O vírus é contagioso, a solidariedade, contagiante”.

A essa primeira ação agregou-se outra, a da produção de 100 litros de álcool 70, mais a doação de 10 caixas de luvas descartáveis à Secretaria Municipal de Saúde de Guaratuba, promovida pelo Laboratório de Microbiologia Molecular de nosso Setor. E essa produção continua.

Certamente outras ações estão acontecendo, a partir do protagonismo de nossa comunidade universitária. Por isso, na Plataforma Coronavírus (https://litoral.ufpr.br/coronavirus/) , no site da UFPR Litoral, temos um espaço para compartilhar e divulgar essas ações.

Paralelamente, entramos em contato com as prefeituras  e secretarias de assistência social dos municípios do litoral, em uma primeira conversa de aproximação e levantamento de demandas e ações já desencadeadas pelos municípios, na perspectiva de nós, UFPR Litoral, criarmos redes de apoio.

Nesse sentido, nossa proposta de Ação Coronavírus já se configura por dois movimentos importantes:

– o protagonismo de cada um de nós da comunidade acadêmica para, a partir de seus contatos e conhecendo realidades com as quais trabalha no ensino, pesquisa ou extensão propor e organizar ações;

–  a aproximação, pela Direção, junto aos municípios a fim de, pautada no princípio da comunicação freireana, se colocar ao lado dos planejamentos por eles organizados, também propondo, assessorando e contribuindo na elaboração de estratégias.

A Direção seguirá amadurecendo coletivamente as formas de atuação da UFPR Litoral.

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::UFPR Litoral produz álcool 70 para doação

 24 de março de 2020 – 20h42

Diante da pandemia do coronavírus no Brasil e a necessidade urgente de desinfecção frequente, principalmente dos locais onde são prestados atendimento à saúde, a UFPR Litoral disponibilizou insumos, recursos humanos e técnicos para a produção de álcool 70.

A iniciativa foi do Laboratório de Biologia Molecular da UFPR Litoral, coordenado pelo professor Luciano Huergo, que, com a colaboração de servidores da instituição, produziu 100 litros de álcool 70 (líquido). Esse material e doze caixas de luvas descartáveis foram doados para secretaria de saúde do município de Guaratuba.


:: Informe da Direção 16/2020

19 de março de 2020 – 20h

Prezada Comunidade Acadêmica da UFPR Litoral,

Dia a dia temos novas informações e importantes decisões sobre a pandemia do coronavírus (SARSCoV-2). Na data de hoje, 19 de março, o Reitor da UFPR, por meio da Portaria nº 754/Reitoria, de 19 de março de 2020 (clique aqui), determinou a adoção obrigatória do regime de trabalho remoto para todos os servidores técnicos administrativos, docentes e estagiários em todas as unidades da UFPR a partir do dia 20 de março de 2020.

Isso implica em:

– as-os servidores técnicos administrativos, docentes e estagiários em todas as unidades da UFPR farão apenas trabalho remoto, observando-se as disposições da Portaria nº 721/ REITORIA (clique aqui), de 15 de março de 2020 e a Ordem de Serviço nº 002/PROGEPE (clique aqui), de 17 de março de 2020;

– o acesso às dependências do Setor Litoral está restrito aos servidores  técnicos administrativos e docentes devidamente autorizados pela Direção do Setor ou Chefias equivalentes, única e exclusivamente para a realização de atividades essenciais e urgentes;

– o acesso dos estudantes às dependências da UFPR está restrito aos casos de atividades que demandam acompanhamento ou trabalho ininterrupto, desde que previamente autorizado pelo Professor responsável e comunicado ao Diretor do Setor;

– o acesso e a prestação de serviços dos empregados terceirizados às dependências da UFPR será controlado e autorizado pela Pró-Reitoria de Administração ‒ PRA, ressalvando-se a essencialidade da natureza dos serviços terceirizados, bem como as especificidades dos contratos dos seus empregadores/provedores de serviços;

– a entrega de documentos PROBEM, de forma presencial, está suspensa. As informações a respeito da entrega pelo correio ou de forma digital estão na página da PRAE (clique aqui);

– cabe às Câmaras e às Chefias estabelecer as rotinas de trabalho remoto e comunicá-las Direção do Setor;

– as informações da Direção estarão sendo atualizadas no site e por meio dos grupos de trabalho já constituídos no WhatsApp. Pedimos a todas e todos atenção especial no acompanhamento dessas atualizações;

– a Direção estabelecerá um cronograma de reuniões remotas, garantindo que nos mantenhamos informados e conectados.

Todas essas medidas têm um único objetivo: preservar nossas vidas. Vamos todas e todos enfrentar com saúde física e mental a pandemia. Esse é um momento em que precisamos nos conectar no amor. Para Paulo Freire, “amar é um ato de coragem”. Coragem de lutar pela vida justa e digna para todas as pessoas. Nesse momento, nossa coragem em amar nos desafia a cuidarmos uns dos outros, em buscar formas de conexão real mesmo que remota, em mantemos nossa saúde física, mental e espiritual mesmo que cumprindo remotamente nosso importante papel social como servidoras e servidores públicos.


:: Entrega de documentação PROBEM

19 de março de 2020 – 07h45

A Direção do Setor informa que desde segunda-feira, dia 16/03, juntamente com a Sepol e a Direção Acadêmica, esteve em contato com a PRAE para a organização do atendimento ao Edital 01 PROBEM. Agora à tarde, a PRAE definiu que essa entrega deve ser feita preferencialmente por e-mail, conforme informado em seu site, juntamente com um tutorial (CLIQUE AQUI) que explica o procedimento aos estudantes. Essa nova orientação foi possível somente após a liberação de memória de armazenamento, que será necessária para comportar o recebimento por e-mail dos documentos do PROBEM.
O atendimento presencial será mantido, garantindo a entrega a quem por algum motivo tenha dificuldade de acesso remoto. Para este caso, haverá uma escala de trabalho e medidas de prevenção que possam garantir o acesso das dos estudantes aos seus direitos e, ao mesmo tempo, a necessária proteção ao COVID 19.
O atendimento será na Sepol, das 09:00h às 12:00h e das 13:00h às 18:00h de acordo com o cronograma a seguir:


Quinta-feira – 19/03
Serviço Social, Saúde Coletiva e Administração Pública

Sexta-feira – 20/03
Gestão Imobiliária, Gestão e Empreendedorismo

Segunda-feira – 23/03
Gestão de Turismo e Ciências Ambientais

Terça-feira – 24/03
Geografia, Educação Física e Licenciatura em Ciências

Quarta-feira – 25/03
Licenciatura em Artes e Agroecologia


:: Projeto de extensão mapeia coronavírus no estado do Paraná

 18 de março de 2020 – 10h25

A partir de dados oficiais disponibilizados pela Secretaria Estadual de Saúde do Paraná (SESA), o Observatório do Litoral Paranaense, projeto de extensão do Setor Litoral, irá mapear o avanço da pandemia em todo o estado.

Criado em 2018, o O Observatório do Litoral Paranaense tem como princípios norteadores compreender a realidade, difundir a geoinformação e capacitar os cidadãos para serviços de georreferenciamento, uso de aplicativos livres de SIGs (Sistemas de Informações Geográficas) e elaboração de cartografia e diagnósticos territoriais.

“Nosso site é uma plataforma pela qual pretendemos difundir o uso de SIGs acessíveis, com uma ampla variedade de geodados do litoral paranaense, vídeos tutoriais para treinamentos, boletins e publicações sobre temas de relevância ao desenvolvimento sustentável do litoral paranaense”, explicam os coordenadores do projeto.

Link para acessar o mapa: https://litoral.ufpr.br/observatoriolitoral/publicacoes/boletins/

Mais informações sobre o projeto:
https://litoral.ufpr.br/observatoriolitoral/


:: Informe da SEAG

17 de março de 2020 – 12h00

Devido as orientações da Portaria 721/2020 as atividades da Seção de Gestão Acadêmica da Graduação – SEAG, onde fazem parte as Assessorias dos Cursos e a Gestão Acadêmica, a partir da data de hoje (17/03/20) estão sendo executadas, preferencialmente de forma remota, por e-mail ou via telefone. Em casos prioritários e emergenciais, o atendimento poderá ser realizado presencialmente mediante agendamento prévio.


E-mails para atendimento:
camaragi@ufpr.br

lc.ufprlitoral@gmail.com

camaralincom@ufpr.br

licen.geografia@ufpr.br

camarageufpr@gmail.com

agroufprlitoral@gmail.com

camaraartes@ufpr.br

camara.admpublicaufpr@gmail.com

gestao.ambiental@ufpr.br

ciencias.ambientais@ufpr.br

camara.gt@ufpr.br

camara.sc@ufpr.br

camara.ss@ufpr.br

liceducampoufprlitoral@gmail.com

camara.ef@ufpr.br

gestaoacademica@ufpr.br


:: Ação da Prefeitura de Matinhos

17 de março de 2020 – 9h30

A prefeitura de Matinhos publica Decreto com medidas de enfrentamento ao Coronavírus

Decreto 266/2020


:: Orientações Coronavírus

16 de março de 2020 – 21h11

A Direção do Setor Litoral encaminha novas orientações a técnicas e técnicos administrativos, estudantes e docentes, para os próximos 14 dias.

Em relação ao Despacho 38/2020/UFPR/R/GAB/SOC (anexo) que suspendeu o Calendário Acadêmico, ressalta-se que:

– as Câmaras podem propor atividades remotas, de caráter pedagógico, mas essas atividades não se configuram nem como obrigatórias nem correspondem a aulas dadas.

Com base na Portaria nº 721/2020-Reitoria, que Regulamenta as rotinas de trabalho e os procedimentos administrativos (anexo), ressalta-se que, de acordo com o Art. 4º, da Seção I, “Em observância às normas aplicáveis à espécie e a critério da chefia imediata, os servidores poderão realizar o trabalho em regime de turnos ou sistema de ‘rodízio’, a fim de reduzir a circulação e a permanência de servidores nos ambientes da UFPR, sendo primordial garantir o funcionamento e o atendimento da unidade no horário do expediente.” Ressalta-se, ainda, que:

 – estão suspensas novas viagens internacionais a serviço, novas viagens nacionais a serviço estão restritas àquelas rigorosamente necessárias enquanto perdurar a situação de emergência epidemiológica;

– estão suspensas as participações de servidores em treinamentos presenciais, congressos e eventos;

– está suspenso o acesso do público a laboratórios didáticos e de informática, biblioteca, auditório, com exceção para atividades administrativas essenciais e prioritárias;

– os servidores técnico-administrativos do Setor Litoral atenderão, preferencialmente, por meio eletrônico. O atendimento presencial será mantido em casos essenciais, previamente agendados pelo e-mail da unidade correspondente à solicitação:

  • Direção Setorial – dir.ufprlitoral@ufpr.br
  • Coordenação Acadêmica – coord.academica.ufprlitoral@gmail.com
  • Coordenação Administrativa – coordenaadm@gmail.com
  • Câmaras Pedagógicas – clique aqui
  • Gestão Acadêmica da Graduação – sgp@ufpr.br
  • Seção de Atenção e Promoção a Saúde –  sapslitoral@ufpr.br
  • SEPOL – sepol@ufpr.br/sepol.litoral@gmail.com
  • Laboratórios Didáticos –  lab.ufprlitoral@gmail.com
  • Gestão de Pessoas – segplitoral@gmail.com
  • Seção de Controle e Execução Orçamentária – financeirolitoral@gmail.com
  • Comunicação – ufprsecom@gmail.com
  • Informática – sti@ufpr.br
  • Serviços de Apoio Administrativo – jorge@ufpr.br
  • Gestão Acadêmica da Pós-graduação – PPGDTS (ppgdts@gmail.com) PROFCIAMB (erikaprofciambufpr@gmail.com), Especialização (tania.lima@ufpr.br)

– no Site da UFPR Litoral e nas portas das unidades devem ser disponibilizados os contatos para atendimento remoto;

– as chefias das unidades enviarão para o email da Direção (dir.ufprlitoral@ufpr.br), até as 17h do dia 17/03, o cronograma de atendimento e atividades a serem desenvolvidas do dia 17 ao dia 20/03. Será realizada uma avaliação dos procedimentos adotados durante a semana e estabelecido um novo planejamento para a semana seguinte;

– estão suspensos os agendamentos e atendimentos no SAPS, seguindo as orientações do Ministério da Saúde e tendo em vista a natureza dessa unidade;

– a entrada no Setor será apenas pela Rua Jaguariaiva.

Novas providências poderão ser adotadas conforme eventuais alterações epidemiológicas ou edição de normativos de órg ão superiores. Por isso, solicitamos à comunidade acadêmica que fique atenta aos seus emails e ao Site da UFPR Litoral.

A Direção do Setor Litoral permanece atenta e comprometida em informar de forma transparente as ações que administrativa e coletivamente vêm sendo tomadas para que sejam garantidos os atendimentos e processos  acadêmicos internos e externos, assim como a saúde de todas e todos.  Pratiquemos a solidariedade social ativa, protegendo a nossa saúde e a de todos. O COVID 19 está nos dando a oportunidade de lembrar que todas as pessoas são iguais e que somente com a ação coletiva e solidária poderemos enfrentar e superar essa emergência de saúde pública de dimensão mundial.


:: Cancelamento de Atividades da SAPS

16 de março de 2020 – 17h00

Estão suspensas, a partir do dia 16/03/2020 por 14 dias, as atividades da Seção de Atenção e Promoção da Saúde (SAPS) programadas para o mês de março, conforme relação abaixo:
Campanha de Saúde da Mulher – 28/03/2020;
Palestra sobre o Coronavírus – 26/03/2020;
Entrega de de declarações e atestados;
Agendamento de Odontologia;
Agendamento de Clínica Médica;
Agendamento de Fisioterapia;
Solicitação de transporte.
O atendimento na SAPS acontecerá apenas por e-mail: sapslitoral@ufpr.br ou pelo telefone: 41- 3511-8352


:: Suspensão das aulas – UFPR Litoral

15 de março de 2020 – 19h34

A Direção do Setor Litoral encaminha o comunicado (link) do Reitor da UFPR relativo à suspensão das atividades letivas a partir do dia 16 de março e ressalta que:

– estão suspensas as atividades de ensino, pesquisa e extensão;

– estão suspensos o Restaurante Universitário e os serviços de transporte (Intercampi e Interpraias);

– a comunicação com as unidades administrativas e acadêmicas deve ser feita, preferencialmente,  por meios eletrônicos;

– as formaturas serão remarcadas e em breve os formandos receberão as devidas orientações sobre os procedimentos a serem seguidos;

– as Câmaras irão orientar sobre as atividades domiciliares a partir das suas especificidades e futuras orientações da Prograd;

– a Direção se reunirá com as chefias e pequenos coletivos a fim de planejar as atividades adminstrativo-pedagógicas, tendo em vista as orientações sanitárias, diversidade e a especificidade das atividades. Ficam previamente dispensadas as pessoas acima de 60 anos, grávidas, pessoas que retornaram de viagens internacionais e aquelas que estejam em condição de risco;

– as orientações sobre a prevenção do Coronavírus devem ser rigorosamente seguidas em todos os espaços sociais.

Conclamamos nossos estudantes, servidores técnicos e docentes que se informem sobre a prevenção do COVID 19 pelos meios oficiais e acadêmicos e atuem esclarecendo a comunidade, combatendo as fake news.

Reiteramos que a Direção segue atenta, pautando suas decisões no respeito à vida. A situação de pandemia, inédita entre nós, não deve ser tratada com pânico, mas com informações e orientações oriundas dos estudos e das pesquisas científicas. Façamos desse delicado momento a “prática da solidariedade social ativa”, conforme nos alerta a professora Virgínia Fontes, da Universidade Federal Fluminense, pois somente protegemos nossas vidas protegendo a saúde de todos. Para isso, sejamos protagonistas das decisões que coletivamente precisamos tomar.

A Direção do Setor Litoral está à disposição para todos os esclarecimentos e aberta a propostas que possam nos auxiliar no combate ao COVID 19. Novas informações serão encaminhadas em breve.

Saiba tudo sobre as ações da UFPR relacionadas ao Coronavírus clicando aqui.

Rua Jaguariaíva, 512 - Caiobá
Matinhos, Paraná | CEP 83.260-000
Fone: (41) 3511-8300