Saúde Coletiva

Resultado de imagem para simbolo do curso de saude coletiva

Coordenação: Neilor Vanderlei Kleinübing
Vice-coordenação: Nadia Terezinha Covolan
Assessoria: Thaís  Souza
Contato: camara.sc@ufpr.br – 41 3511-8362

O CURSO
O curso tem o propósito de consolidar e fortalecer o campo da saúde coletiva, através de uma concepção ampliada da saúde e de suas interfaces. A formação profissional enfatiza o comprometimento ético, social e sanitário, preparando para atividades como planejamento e programação físicofinanceira; gestão e avaliação de serviços e ações de vigilância à saúde; saúde ambiental; promoção à saúde; prevenção e controle de agravos. Em sintonia com o Projeto Político Pedagógico da UFPR Litoral, que mantém estreito contato com a realidade local, estimula e aprimora as competências e habilidades dos educandos, por meio de um currículo que privilegia além do ‘saber fazer’, o ‘saber ser’ e ‘saber conviver’ organizados em espaços pedagógicos diversificados: Fundamentos Teórico Práticos, Projetos de Aprendizagem e Interações Culturais e Humanísticas. Projeto Político Pedagógico do Curso (PPC)

O PROFISSIONAL
Profissionais formados pelo curso superior em Saúde Coletiva, conhecidos como sanitaristas, são imprescindíveis para a realidade complexa da saúde no país, pois: • atuam na promoção, prevenção e recuperação da saúde das coletividades, a partir da ótica da administração, gestão e planejamento de políticas, serviços e programas; • buscam compreender e agir de forma interdisciplinar e intersetorial, articulando o campo da saúde coletiva com saberes e práticas nas diferentes esferas da vida (sociocultural, política, educacional, ambiental, organizacional, econômica e biológica); • aplicam competências e habilidades diversas de maneira pro-ativa em questões que desafiam o campo da saúde coletiva.

CAMPOS DE ATUAÇÃO
Os campos de atuação do bacharel em Saúde Coletiva são: centros/unidades de saúde; Secretarias Municipais e Estaduais de Saúde; Ministério da Saúde; unidades de urgência e emergência; hospitais/instituições públicas e privadas, entre outros. A atuação profissional ocorre de modo integrado com as equipes de saúde, na proposição e gestão de políticas, programas e serviços, contribuindo para o fortalecimento das ações de promoção da saúde, vigilância ambiental, sanitária e epidemiológica, em especial no Sistema Único de Saúde (SUS). Poderá atuar também na iniciativa privada e no terceiro setor, na gestão, administração e avaliação de ações vinculadas à saúde.

DOCENTES
Marcos Claudio Signorelli
Margio Cezar Loss Klock
Maria da Graça Kfouri Lopes
Marília Pinto Ferreira Murata
Nadia Terezinha Covolan
Neilor Vanderlei Kleinübing
Roberto Eduardo Bueno
Suzane de Oliveira

OBSERVATÓRIO

ESTÁGIO

Categorias:

Rua Jaguariaíva, 512 - Caiobá
Matinhos, Paraná | CEP 83.260-000
Fone: (41) 3511-8300