Questão Social na Perspectiva Interdisciplinar

Coordenação: Almir Carlos Andrade
Contato: especializacao.questaosocial@ufpr.br
Forma de oferta: presencial
Carga horária: 390 horas
Periodicidade de oferta: sem periodicidade definida.

Processo seletivo 2018
São ofertadas 60 vagas, distribuídas da seguinte forma:
– 30 vagas para graduados em serviço social;
– 15 vagas para servidores técnico-administrativos da UFPR, graduados em áreas afins;
– 15 vagas de ampla concorrência, para profissionais graduados em áreas afins.

Para mais informações:
Acesse aqui o edital
Ficha de inscrição
Edital 001 Prorrogação de Prazo
Inscrições Deferidas e Indeferidas (20/04)
Edital Complementar das Inscrições Deferidas e Indeferidas (23/04)
Edital Recurso Homologação das Inscrições Turma 2018 (27/04)
Edital do Resultado da Seleção – Turma 2018 (07/05)
:: NOVO :: Edital – Errata Período de aulas (15/05) 

Sobre o curso
É um curso que busca a compreensão da questão social em suas várias manifestações, no que se refere ao trabalho, educação, saúde, urbanização e meio ambiente, questão agrária, saúde do trabalhador, segurança alimentar, relações de poder e gestão de pessoas. As produções acadêmicas são voltadas para a articulação do conhecimento teórico-metodológico e a habilidade de proposição e gestão de ações que promovam o desenvolvimento sustentável de municípios do litoral do Paraná, com extensão a Curitiba e Região Metropolitana, tendo aulas aos sábados em Matinhos – PR.

Objetivos do curso
O curso objetiva formar um profissional com uma visão ampliada sobre as relações de produção na sociedade capitalista, desenvolvendo o senso crítico sobre os desafios impostos pela organização sócio-econômica contemporânea, visando a proposição de projetos, programas e políticas públicas sociais que fortaleçam as condições de cidadania da população, especialmente do litoral paranaense.

Módulos do curso:
1. A Questão Social na contemporaneidade
Ementa: Os fundamentos sócio-históricos da questão social. O processo de produção capitalista e as relações sócio-produtivas na sociedade burguesa. A práxis e a mediação como categorias fundamentais do materialismo histórico-dialético. A reestruturação das relações de produção no percurso sócio-histórico do processo de produção capitalista.  As configurações do Estado e da sociedade civil e as expressões da questão social. A política de seguridade social no Brasil (Saúde, Previdência e Assistência Social). As políticas públicas sociais enquanto marco da cidadania social. A política nacional de segurança alimentar. A política agrária no Brasil. A questão social e a educação. Cidadania e Movimentos Sociais. Direitos sociais e legislação social. As principais manifestações da questão social na era globalizada, no Brasil e no litoral do Paraná. O conceito antropológico de cultura. Questões sociais em uma perspectiva dos estudos socioambientais. Cultura e meio ambiente: problemáticas contemporâneas. Questões sociais no contexto da pós-modernidade: desafios epistemológicos do século XXI. Sociedade, cultura e meio ambiente: questões sociais numa perspectiva antropológica. Questões de gênero e sua intersecção com a saúde. Gênero como categoria de análise; violências, saúde e direitos humanos; masculinidades, feminilidades, diversidade sexual e saúde coletiva.

2. Metodologia do Ensino Superior
Ementa: Propiciar um espaço de reflexão articulada que contribua com a formação inicial e continuada de educadores para a educação. Discutir o papel da educação na atualidade. Contribuir com a formação da docência universitária. Aprofundar a formação pedagógica dos alunos de pós-graduação para o exercício da docência na educação. Implementar a indissociabilidade do Ensino/Pesquisa/Extensão como um princípio educativo.

3. A realidade sócio-econômica-ambiental do litoral paranaense.
Ementa: Apresentação do contexto do litoral paranaense, a partir da realidade sócio-econômica-ambiental, abordando as problemáticas socioambientais e os impactos da ação antrópica. Caracterização das primeiras ocupações do litoral paranaense e a preservação do patrimônio histórico e cultural como sambaquis, cerâmicas, artesanatos em geral, dentre outros. Contextualização sobre as cidades no litoral, a expansão urbana desordenada, os impactos socioambientais e a gestão territorial. Ações das Políticas Públicas de Desenvolvimento Urbano no litoral: abordagem teórica-prática das questões do Estatuto da Cidade e Planos Diretores. Conceituando a Regularização Fundiária numa abordagem interdisciplinar e as ações efetivas no litoral paranaense. Reflexões sobre as comunidades tradicionais do litoral e os conflitos de ocupação territorial, essencialmente, em áreas de preservação ambiental.

4. Gestão de Pessoas: reflexões sobre humanização
Ementa: Os participantes tomarão contato com breve histórico de aspectos da realidade política e socioeconômica e da discussão do movimento do Humanismo. Irão debater, analisar, vivenciar e refletir sobre as temáticas com apoio de documentos, artigos, filmes, pesquisas teóricas e empíricas sobre Humanização em Saúde, relacionamento interpessoal, felicidade e seus desdobramentos para ações do assistente social e demais profissionais.

5. Metodologia de Pesquisa Científica
Ementa: O conhecimento científico; o projeto de pesquisa social e sua realização. A construção do conhecimento científico. O exercício da pesquisa social e a integração do campo de investigação. Diferentes metodologias em pesquisa social. A concepção de um projeto de pesquisa científica. A produção escrita do conhecimento científico. A natureza e os campos em pesquisa social

6. Teorias Sociais, Políticas e Econômicas
Ementa: Aprofundamento sobre a construção de uma perspectiva pós-crítica da moral.Teorias sociais, políticas e econômicas clássicas e contemporâneas. A construção do pensamento ocidental. Teorias sociais clássicas – indivíduo e sociedade, consenso e conflito. A influência dos clássicos da teoria social sobre os contemporâneos. Teoria social contemporânea e suas vertentes: acionismo, individualismo metodológico, marxismo analítico, etnometodologia, teoria da estruturação e outras. Pensamento social brasileiro. Fundamentos históricos e epistemológicos das teorias políticas contemporâneas. Teorias políticas – elitismo versus participação; realismo versus normativismo. Elementos da Teoria Econômica. Abordagem da escassez: oferta e demanda. Abordagem do valor: mais valia e acumulação de capital. Economia brasileira; origem da industrialização, análise do Século XX até 1980. Macroeconomia: sistema econômico, produção e circulação; expectativas e análise econômica; indicadores.

7. A Saúde do Trabalhador
Ementa: Introdução, Histórico da Saúde do Trabalhador, Normas Regulamentadoras – NR 4 (CIPA), NR – 14 e NR -15 (limites de tolerância), Periculosidade e Insalubridade, Responsabilidade Civil e Criminal nos Acidentes do Trabalho, com vistas à saúde do Trabalhador, Riscos dos Acidentes do Trabalho, Mapeamento de Riscos, Administração e Gestão da Saúde e Segurança do Trabalhador.

8. Arte e Sociedade
Ementa: História Social da Arte. As maneiras como a arte se insere na sociedade e suas funções para além do âmbito artístico, mantendo estreita relação com diversos grupos específicos, sendo de importância tão relevante a ponto de se tornar obrigatório na educação básica.A arte como linguagem representativa e expressiva da sociedade: o registro social anterior a fotografia. A revolução da imagem: do nascimento da fotografia às suas conseqüências. Fotografia: sensibilização, comunicação, denuncia e registro social. Leitura e Análise de Obras de Arte e textos fotográficos.

9. Interações Culturais e Humanísticas
Ementa: Promover a interação com ênfase nas construções coletivas, percepções e trocas de experiências, em um espaço de reflexão e não somente lúdico.

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Processo seletivo 2017

Rua Jaguariaíva, 512 - Caiobá
Matinhos, Paraná | CEP 83.260-000
Fone: (41) 3511-8300