Gestão de Turismo

Coordenação:  Beatriz Leite Ferreira Cabral Contato: beatriz.cabral.ufpr@gmail.com

Vice-coordenação: Marcelo Chemin Contato: marcelochemin@uol.com.br

Assessor: Thiago Batich
Contato: camara.gt@ufpr.br

____________________________________________________________________

Ano letivo 2019.


Atenção Estudante! Consulte os módulos ofertados para o primeiro semestre de 2019.

Oferta_de_Módulos_2019_01_GT

Estudante; atenção aos prazos para solicitações.

Todas as solicitações devem ser feitas na recepção com protocolo específico e dentro dos prazos estipulados no calendário acadêmico publicado abaixo:

Calendário_Acadêmico_2019_Res_66_18_CEPE.

 


Abaixo encontra-se o calendário das reuniões de Câmara do Curso

a ser publicado em breve.


EDITAIS 2019.

Atenção Estudante! Consulte SEMPRE os editais do curso.

EDITAIS – APROVEITAMENTO DE CONHECIMENTO: Atenção Estudante! Abaixo, neste item, serão publicados todos os editais do curso, inclusive os de aproveitamento de conhecimento para o semestre 2019_01. Se você solicitar aproveitamento de conhecimento, verifique a convocação quando da publicação dos editais.

a ser publicado em breve.

______________________________________________________________________________________________________

ATIVIDADES FORMATIVAS COMPLEMENTARES

Abaixo, você, estudante, encontra uma planilha de Excel na qual poderá fazer os lançamentos de suas atividades formativas complementares. Essa planilha deve auxiliá-lo a fazer um cálculo aproximado do total de horas que você já completou e quantas horas ainda faltam para cumprir a exigência mínima do curso. lembre-se de verificar no PPC qual a carga mínima exigida.

Tabela_Atividades_Formativas_Complementares.


RESOLUÇÕES E PORTARIAS

Normas para cancelamento de registro acadêmico na UFPR – RESOLUÇÃO Nº 96/15-CEPE.
Currículo do curso (a partir de 2015) – RESOLUÇÃO Nº 03/15-CEPE.
Da atividade acadêmica – RESOLUÇÃO Nº 37/97-CEPE.

PORTARIAS de RECONHECIMENTO DO CURSO:

Portaria 307-2012.

 

INSTRUÇÕES NORMATIVAS
Regulamenta procedimentos administrativos dispensa e equivalência de Disciplinas e dos exames de Adiantamento e de Aproveitamento de Conhecimento da Resolução 92/13-CEPE cursos de graduação da UFPR – IN Nº 01/14 – PROGRAD.

MANUAIS
Manual TCC (turmas 2015 em diante).

REQUERIMENTOS – PROCESSO DE SOLICITAÇÃO

Aproveitamento_de_Conhecimento_procedimento.

Troca_Mediador_PA_Procedimento.

CAF – Comissão de atividades formativas

Compete a CAF analisar e validar as atividades formativas complementares apresentadas pelos estudantes. A apresentação das atividades deve ser feita pelo estudante na recepção com protocolo específico; as atividades serão avaliadas em sua totalidade, não sendo permitido o envio de horas/atividades parciais.
A CAF é composta pelos professores (Gestão 2018-2020): Marcos Luiz Filippim, Elizabete Sayuri Kushano e José Pedro da Ros.

COE – Comissão orientadora de estágio
Conforme a Resolução 46/10-CEPE, Art. 17, dentre suas atribuições compete à COE planejar e avaliar as atividades referentes a estágios (obrigatórios e não-obrigatórios). A COE é composta pelos professores (Gestão 2018-2020): Marcos Luiz Filippim, Elizabete Sayuri Kushano e José Pedro da Ros.

O CURSO
O Curso de Tecnologia em Gestão de Turismo da UFPR Litoral tem como diferencial sua relação com a sociedade local e regional, sua fundamentação teórico prática (FTP), que promove o diálogo com a realidade procurando auxiliar no desenvolvimento econômico e sociocultural. Constituem -se ainda de espaços curriculares inovadores como o das Interações Culturais e Humanísticas e o dos Projetos de Aprendizagem. Fazem parte dos FTP, os conteúdos de hospitalidade, transportes, agenciamento, meios de hospedagem, marketing turístico, eventos, economia, meio ambiente, fundamentos do turismo, história e cultura, entre outros.
Projeto Político Pedagógico do Curso – PPC (turmas 2015 em diante).
PPC antigo (turmas 2013 e anteriores).

O PROFISSIONAL
O Tecnólogo em Gestão de Turismo está apto a trabalhar no planejamento e desenvolvimento das atividades turísticas nos setores público e privado. Atua no âmbito do planejamento turístico e das políticas públicas; do agenciamento de viagens (emissivas, receptivas e operadores de turismo); das empresas de transportes; das consultorias voltadas para o gerenciamento; da comercialização e da promoção dos serviços relativos ao setor. Constituem- se em aspectos relevantes desse profissional a identificação dos potenciais turísticos receptivos, considerando a diversidade cultural e os aspectos socioambientais para o desenvolvimento local e regional, assim como a consolidação de produtos turísticos frente às novas tecnologias.

CAMPOS DE ATUAÇÃO
O Tecnólogo em Gestão de Turismo trabalha em atividades e operações de gestão relacionadas ao conforto, bem-estar e qualidade dos serviços e produtos turísticos. A profissão pode ser exercida em agências de viagens e turismo, hotéis, empresas de transportes (aéreo, rodoviário, ferroviário, aquaviário), eventos, entretenimento, gastronomia, etc. O profissional também pode atuar como integrante de equipes administrativas, em secretarias de turismo, conventions & visitors bureau, ONG’s, governanças do setor, entre outros.

DOCENTES
Augusto José Waszczynskyj Antunes das Neves
Beatriz Leite Ferreira Cabral
Elizabete Sayuri Kushano
José Pedro da Ros
Luiz Ernesto Brambatti
Marcelo Chemin
Marcos Luiz Filippim

ESTUDANTES
Trabalhos de conclusão de curso – TCC

Categorias:

UFPR Litoral
Rua Jaguariaíva, 512
CEP: 83260-000 | Caiobá | Matinhos | Paraná
Fone: (41) 3511-8300