Menu

Turmas

A Lecampo tem a prática de planejar atividades educativas que visem ao exercício da coletividade. Nesse sentido, é proposto aos estudantes que possam autodenominar as turmas, promovendo um processo vivenciado durante todo itinerário formativo de construção da identidade coletiva da referida turma. Assim, seguem informações sobre as turmas do curso:

2015 – 1º Semestre
Turma Albert Einstein – Lapa (Encerrada): constituiu-se a partir da parceria com a Escola Latino Americana de Agroecologia (ELAA), que fica situada no Assentamento Contestado no município da Lapa/PR, local onde as aulas foram realizadas. Os estudantes matriculados para formar esta turma na sua grande maioria tem vínculo com os movimentos e/ou organizações sociais e populares do campo, oriundos dos estados do Paraná, São Paulo, Santa Catarina, Pará, Rondônia.

Turma Flor do Vale – Cerro Azul (Encerrada): formada por estudantes que tem vínculo com a agricultura familiar e camponesa, muitos também eram trabalhadoras/es das escolas públicas. O curso teve apoio da prefeitura e das escolas públicas. As aulas eram realizadas no centro comunitário e em escolas públicas municipais ou estaduais.

2015 – 2º Semestre
Turma Guará – Litoral (Encerrada): constituída por uma diversidade de sujeitos, a turma teve estudantes das comunidades de agricultoras/es familiares, pescadoras/es artesanais, caiçaras, quilombolas, trabalhadoras/es das escolas públicas com vínculo com o campo. As aulas proritariamente aconteceram nas dependências do Setor Litoral em Matinhos/PR. No entanto houveram momentos que as aulas também tiveram o caráter itinerante, de modo que fosse possível conhecer os territórios do litoral e a realidade das comunidades dos estudantes.

Turma Paulo Freire – Adrianópolis (Encerrada): formada por estudantes quilombolas, agricultores/as familiares e trabalhadoras/es das escolas públicas que tinham vínculo com o campo, as aulas foram realizas na comunidade quilombola de João Surá no município de Adrianópolis. Para efetivação desta turma o curso teve parceria com a comunidade local e o apoio da prefeitura e das escolas públicas.

As demais turmas, como a turma Guará, tem suas aulas prioritariamente nas dependências do Setor Litoral, tem etapas de aulas que podem ser entre sete e quinze dias e/ou mais e nos finas de semana, esta organização dos tempos educativos se dá coletivamente com as turmas. No que se refere aos sujeitos que constituem as turmas, fortaleceu-se a garantia da diversidade dos territórios no curso com estudantes indígenas, quilombolas, caiçaras, pescadoras/es artesanais, agricultoras/es familiares.

2017 – 1º Semestre
Sementes Nativas -Litoral

2018 – 2º Semestre
Turma Sepé Tiaraju – Litoral

2019 – 1º Semestre
Chico Mendes – Litoral

2020 – 1º Semestre
Nome a definir – Litoral

 2021 – 1º Semestre                                                                                                                                                           Nome a definir – Lapa

 

Rua Jaguariaíva, 512 - Caiobá
Matinhos, Paraná | CEP 83.260-000
Fone: (41) 3511-8300