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Ações

Laboratório de Educação do Campo, das Águas e das Florestas (LEDUC)
Coordenação: Adalberto Penha de Paula
Período: Setembro 2020 – em andamento
Inspirados na história, trajetória e compromisso de Ana Primavesi e Paulo Freire com os povos do campo, águas e florestas, o laboratório tem como objetivo realizar ações de ensino no diálogo com a pesquisa e extensão articuladas com as populações que vivem e trabalham nestes contextos. Enfatiza processos vinculados a educação, cultura e território, prioriza parcerias com as escolas, comunidades, movimentos e organizações sociais e populares. Constitui-se enquanto um espaço de valorização e produção do conhecimento; elaboração de materiais didáticos e pedagógicos; investigações sobre manuais escolares e uso das tecnologias na escola. As atividades de forma geral visam contribuir na formação inicial e continuada de educadores/as no diálogo com a pós-graduação e também na realização de atividades de fortalecimento da organização coletiva, do trabalho e renda nas comunidades.

Programa Licenciar
Projeto: Formação de educadores do campo: possibilidades de construção de um espaço pedagógico e cultural emancipatório em bibliotecas comunitárias no campo
Coordenação: Denise Aparecida Lima Pereira
Vigência – 08/2020 – 12/2020
Coordenação: Andressa Kerecz Tavares
Vigência – 2019
O projeto visa desenvolver ações pedagógicas e culturais contínuas e sistemáticas em bibliotecas comunitárias em Comunidades do Campo do litoral Paranaense, como forma de viabilizar e fomentar o uso desses espaços com finalidades educativas, culturais e de lazer. Tal proposta justifica-se por situar-se em duas frentes de atuação de suma importância, a saber: a ampliação da formação acadêmica de estudantes do curso de Licenciatura em Educação do Campo – Ciências da Natureza (LECAMPO), UFPR-Setor Litoral; e a revitalização e reutilização de bibliotecas comunitárias e bibliotecas escolares, que estão encontram-se fechadas por falta de colaboradores e/ou atividades ali desenvolvidas. Nesse sentido, ao propor ações de caráter pedagógico e cultural nesses espaços comunitário, se realiza uma das funções sociais de universidade no que tange a ampliação de espaços educativos destinados à comunidade, sobretudo, comunidades carentes de acesso a tais espaços. Ademais, proporcionar aos licenciandos em Educação do Campo uma experiência de atuação comunitária em espaços de educação não formal é materializar os princípios da educação do campo, cujo compromisso com o fortalecimento da comunidade está na origem do referido curso.

Laboratório de Estudos em Ludicidade, Tecnologia E Comunicação (LUTECOM)
Coordenador: Ehrick E M Melzer
Período: agosto de 2018 – em andamento
A proposta deste laboratório está em contribuir com a produção material, imaterial e de conhecimento sobre ludicidade (produção de artefatos lúdicos), na tecnologia e nas estratégias de comunicação universitária e comunitária. Ou seja, é um laboratório ancorado na interdisciplinaridade de três grandes temáticas de estudo e desenvolvimento: ludicidade, tecnologia e comunicação.
Website: https://lutecom.ufpr.br

Programa Interinstitucional de Iniciação a Docência (PIBID) Núcleo de Iniciação a Docência (NID) Educação do Campo: Ciências da Natureza (Física e Química)
Coordenadores: Ehrick E M Melzer, Vanessa Marion Andreoli e Gilson Walmor Dahmer
Período: 02/2018 à 02/2020
O objetivo central deste Núcleo de iniciação à Docências é desenvolver propostas didáticas nas escolas participantes que busquem articular diálogos de saberes comunitários com os conhecimentos físicos e químicos escolares, como forma de reconhecimento das comunidades camponesas e de ressignificação curricular. Objetivos específicos : a partir desse objetivo desenham-se os seguintes objetivos (ações) específicos: i) desenvolver um levantamento dos saberes comunitários locais próximos a unidade escolar participante; ii) organizar coletivamente, por meio de rodas de conversa, estes saberes com a comunidade, equipe pedagógica e bolsistas do NID; iii) construir propostas didáticas (lúdico, ciência-arte, experimentos, mostras, dentre outras) que desenvolvam o diálogo de saberes científicos (química e física), agroecologia e os saberes comunitários; iv) organizar oficinas de formação de educadores para trabalho com os materiais produzidos. v) Socialização do material produzido com as comunidades e demais estudantes da Licenciatura em Educação do Campo e da UFPR. Materiais produzidos: https://lutecom.ufpr.br/PIBID

Programa Licenciar
Projeto: Formação de educadores do campo: possibilidades de construção de um espaço pedagógico e cultural emancipatório na Biblioteca comunitária da comunidade de Candonga (Morretes/PR)
Coordenação: Andressa Kerecz Tavares
Vigência – 06/2017 – 06/2018
A presente proposta visa desenvolver ações pedagógicas e culturais contínuas e sistemáticas em uma biblioteca comunitária na Comunidade do Campo de Candongas, localizada no Município de Morretes – PR, como forma de viabilizar e fomentar o uso desse espaço com fins educativos, culturais e lazer. Tal proposta justifica-se por situar-se em duas frentes de atuação de suma importância, a saber: a ampliação da formação acadêmica de estudantes do curso de Licenciatura em Educação do Campo – Ciências da Natureza (Lecampo), UFPR-Setor Litoral; e a revitalização da biblioteca comunitária, que está em excelente estado de conservação física, mas atualmente encontra-se fechada por falta de colaboradores e/ou atividades ali desenvolvidas. Nesse sentido, ao propor ações de caráter pedagógico e cultural nesse espaço comunitário, se realiza uma das funções sociais de universidade no que tange a ampliação de espaços educativos destinados à comunidade, sobretudo, comunidades carentes de acesso a tais espaços. Ademais, proporcionar aos licenciandos em Educação do Campo uma experiência de atuação comunitária em espaços de educação não formal é materializar os princípios da educação do campo, cujo compromisso com o fortalecimento da comunidade está na origem do referido curso.

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