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TCC

Segundo as Normas dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), que consta no PPC da Lecampo:

Art.1º. O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é uma atividade obrigatória, constituída por módulos/unidades curriculares dos currículos do curso de Licenciatura em Educação do Campo.

Art. 2º. – O TCC deverá ser desenvolvido individualmente.

  • 1.º – O TCC será caracterizado por uma pesquisa científica, relato de experiência, artigo publicadoou para publicação e/ou tecnológica aplicada.
  • 2.º – É vedada a convalidação de TCC realizado em outro curso de graduação ou licenciatura.

Abaixo seguem os temas de orientação/ mediação dos docentes do curso:

Adalberto Penha de Paula: Educação do Campo, formação de professoras/es e processos educativos escolares; Território, movimentos sociais e povos e comunidades tradicionais; Educação Popular; Temas relacionados a Filosofia.

Ândrea Francine Batista: Educação do Campo, Educação Popular e Emancipação Humana; Processo de Consciência; Questão Agrária e Movimentos Sociais do Campo na América Latina.

Claudemira Vieira Gusmão Lopes: Plantas medicinais, condimentares, alimentícias, ritualísticas, PANCs no contexto da Etnobotânica; Estudo das Relações Étnico-Raciais (Lei 10.639 e 11.645) para promoção de uma educação antirracista; Micropropagação de orquídeas para recuperação de áreas degradadas; Hortas urbanas ou em escola do campo como laboratório pedagógico.

Denise Aparecida Lima Pereira: Educação  do  Campo e o Ensino de Ciências; Ecosofia; Educação e processos de formação; Ciência e Cultura;  Ensino de Ciências e Agroecologia.

Ehrick Eduardo Martins Melzer: Políticas Educacionais e Educação do Campo; Ensino de Ciências e Agroecologia; Diálogo de Saberes; Didática das Ciências e Matemáticas; Ludicidade e Jogo;, Formação de professores que ensinam química e História, Filosofia, Sociologia e Política da Ciência.

Gilberto da Silva Guizelin: Ensino de História nas Escolas de Educação do Campo, Relações Étnico-Raciais, História dos Quilombos e das Comunidades Quilombolas Remanescentes, História dos Povos Indígenas Brasileiros; História dos Movimentos Sociais no Campo.

Gilson Walmor Dahmer: Educação em Agroecologia; Educação em Solos; Qualidade do Solo; Diálogo de Saberes Etnopedológicos; Implantação e manejo de Sistemas Agroflorestais; Paisagismo Agroecológico.

Julio Cesar David Ferreira: Educação do Campo e Ciências da Natureza: teoria e prática de ensino; Linguagem e discurso na educação; Ciência, cultura e educação; Múltiplas linguagens (literatura, cinema, música, artes visuais etc.) na educação em ciências.

Lourival de Moraes Fidelis: Ensino de Agroecologia;Questão Agrária e campesinato das populações tradicionais e dos assentamentos da reforma agrária; Ensino de Ciências Agrárias e Agroecologia; Saberes e etnoconhecimento das populações tradicionais quilombola e indígena brasileira.

Marcelo Cunha Varella: Questão Agrária, desde a etnografia multiatores e da cartografia social; Povos e comunidades tradicionais: práticas tradicionais, processos de territorialização, r-existência e conflitos socioambientais; Conflitos territoriais oriundos de legislações nacionais vigentes, relativas aos seguintes temas: povos e comunidades tradicionais, Educação do Campo, movimentos sociais e legislação ambiental; Ecologia política.

Maria Isabel Farias: Educação do Campo e escola do campo; Questão Agrária, Movimentos Sociais e território; Formação de professores da Educação do Campo, águas e florestas e cartografia;      Políticas Públicas e legislação  na Educação do Campo.

Roberto Gonçalves Barbosa: Educação do Campo e Ciências da Natureza: teoria e prática de ensino; Ensino de Ciências na perspectiva de Paulo Freire; História da ciência indígena, quilombola e africana.

Vanessa Marion Andreoli: Educação Ambiental; Formação Docente (inicial e continuada); Educação do Campo; Povos Tradicionais; Práticas educativo-ambientais em contextos escolares e não-escolares; Educação Popular; Alternativas para uma nova educação.

Viviane Camejo Pereira: Conservação da agrobiodiversidade e práticas sociais de comunidades rurais; Agroecologia e soberania e segurança alimentar e nutricional; Autonomia e resistência camponesa; Temáticas ambientais na educação; Desenvolvimento rural e Educação do Campo; Etnoecologia e biologia na Educação do Campo.

Acesse AQUI os TCCs do Curso de Licenciatura em Educação do Campo

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