Menu

Livros e Artigos

Professor Adalberto Penha de Paula
 
PAULA, Adalberto Penha de; BUFREM, Leilah Santiago . Educação do Campo, Território e a escola da/na ilha no litoral do Paraná. REVISTA DA FAEEBA- EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE, 2021. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/10071
PAULA, Adalberto Penha de; BARBOSA, R. G. . Contribuições de Paulo Freire na Educação do Campo: formação de professoras/es e o ensino de Ciências. PRÁXIS EDUCATIVA (UEPG. ONLINE), 2021. Disponível em: https://revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/16612
ROSA, MARINA COMERLATTO DA ; PAULA, Adalberto Penha de . Diálogos entre Educação do Campo e Ensino de Ciências: possibilidades na formação de professoras/es de ciências da natureza. Revista Insignare Scientia – RIS, v. 3, p. 3-21, 2020. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11806
 
 
Professor Gilberto da Silva Guizelin
 
GUIZELIN, Gilberto da Silva. Comércio de almas e política externa: a projeção atlântico-africana da diplomacia imperial brasileira (1822-1856). Londrina: Eduel, 2013. Acesso: https://www.eduel.com.br/?product=ebook-comercio-de-almas-e-politica-externa-a-diretriz-atlantico-africana-da-diplomacia-imperial-brasileira-1822-1856-epub
GUIZELIN, Gilberto da Silva. Uma luz nas relações Brasil-Moçambique no Oitocentos: a missão consular de João Luiz Airoza (1827-1828). Revista de História. São Paulo, n. 178, 2019, doi: https://doi.org/10.11606/
GUIZELIN, Gilberto da Silva. Dois cônsules de Sua Majestade em Luanda. Relações Brasil-Angola, de Ruy Germack Possolo a Saturnino de Souza e Oliveira (1822-1861), no prelo pela Edusp.
 
 
Professor Gilson Walmor Dahmer
 
SILVA, VALENTIM ; ANDREOLI, VANESSA MARION ; GONÇALVES, MICHELLE BOCCHI ; DAHMER, GILSON WALMOR . Formação de professores em educação do campo: pedagogia do movimento no paradigma emancipatório. Revista de Educação, Ciência e Cultura, v. 24, p. 53, 2019. Acesse aqui!
MARTINS MELZER, EHRICK EDUARDO; DAHMER, GILSON WALMOR . O trabalho com etnopedologia, educação sobre solos e ensino de ciências da natureza no PIBID Educação do Campo da UFPR Litoral. Revista Insignare Scientia – RIS, v. 3, p. 491-509, 2020. Acesse aqui!
BUENO, O. T. M; DAHMER, G. W.; SILVA, T. S. J; MELZER, E. E. M. Diálogos de Saberes na Educação do Campo: observando os saberes etnopedológicos em Cerro Azul (PR). In: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências ? XI ENPEC, 2017, Florianópolis. Anais do XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências ? XI ENPEC, 2017. v. XI. Acesse aqui!
 
 
Professor Júlio César David Ferreira
 
FERREIRA, J. C. D.; REIS, P. G. R. O ensino de ciências e suas múltiplas linguagens: um estudo a partir dos discursos de professores portugueses. In: Marcelo Borges Rocha; Roberto Dalmo V. L. de Oliveira. (Org.). Divulgação científica: textos e contextos. 1 ed. São Paulo: Livraria da Física, 2019, v. 1, p. 63-77. (capítulo de livro) Acesse aqui!
FERREIRA, J. C. D.; BARBOSA, R. G. Os discursos nos filmes de ficção científica: ensino de ciências e a produção de sentidos na perspectiva socioambiental. ACTIO: Docência em Ciências, v. 3, p. 80-97, 2018. (artigo) Acesse aqui!
FERREIRA, J. C. D.; OLIVEIRA, O. B. The pedagogic discourse of the teacher-author.Revista Electrónica Interuniversitaria de Formación del Profesorado, v. 19, p. 15-24, 2016. (artigo) Acesse aqui!
 
 
Professora Vanessa Marion Andreoli 
 
ANDREOLI, V. M.; MELLO, L. M. A educação ambiental como articuladora dos saberes e fazeres do mar nas escolas do campo das ilhas do litoral do Paraná. Revista Ambiente & Educação: Dossiê Temático A Educação Ambiental em uma perspectiva da Oceanografia Socioambiental. Vol. 24, n. 2, 2019. (artigo) Disponível em: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v24i2.9729 
ANDREOLI, V. M. A Dimensão Comunitária da Escola na Prática Pedagógica da Educação Ambiental na Ilha do Mel/PR. Cadernos de Pesquisa: Pensamento Educacional (Curitiba. Online), v. Especial, p. 301, 2018. (artigo) Disponível em: https://doi.org/10.35168/2175-2613.UTP.pens_ed.2018.Vol13.NEspecial.pp301-317 
ANDREOLI, V. M.; BORGES, M. G. Pesquisas e Práticas em Educação Ambiental e Educação do Campo. Revista Ambiente & Educação, v. 25, n. 2, 2020. p. 3-18. (organização de dossiê temático) Dossiê completo disponível em: https://periodicos.furg.br/ambeduc/issue/view/771 Artigo Apresentação Dossiê disponível em:: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v25i2.11874

Rua Jaguariaíva, 512 - Caiobá
Matinhos, Paraná | CEP 83.260-000
Fone: (41) 3511-8300