Participação nas 6as Jornadas Internacionais de Quadrinhos na ECA-USP

De 21 a 23 de agosto, o Professor Fábio Messa participará de evento na Escola de Comunicações e Artes da USP. As 6as Jornadas Internacionais de Quadrinhos. O congresso tem como proposta servir de ponto focal para as pesquisas sobre quadrinhos produzidas no país e no exterior. Além de dar visibilidade a tais estudos, o encontro acadêmico contribui para promover intercâmbio de conhecimento entre os temas abordados e seus autores. Os trabalhos a serem apresentados estarão inscritos nos seguintes eixos temáticos: Quadrinhos, Educação e Cultura, Quadrinhos, História e Sociedade, Quadrinhos, Linguagem e Gêneros Textuais/Discursivos, Quadrinhos, Literatura e Arte, Quadrinhos, Comunicação e Mercado e Quadrinhos, Novas Mídias e Tecnologias.

Inscrito para o eixo temático Quadrinhos, Educação e Cultura, o professor Messa irá apresentar o trabalho FIGURAÇÕES DA ESCOLA NAS HQs DISNEY E TURMA DA MONICA. Segue o resumo do trabalho:

Os personagens do universo Disney e Turma da Mônica já protagonizaram narrativas com enredos circunscritos ao contexto da escola. São peculiares as abordagens feitas sobre o ensino, a imagem do professor, sua relação com os alunos, à forma como a escola e a sala de aula são representadas, os conteúdos curriculares retratados pelos mestres e a (in)consequente recepção estudantil. Para sistematizar estas constatações, lemos dois Almanaques Disney – Os Estudantes (set/1987) e Alunos x Professores (out/1990), e o Almanaque Temático Chico Bento – Escola (jan/2013). A partir de um respaldo teórico que leva em conta a classificação dos signos (Umberto Eco), e que se considera a leitura e decifração do mito (Roland Barthes), o objetivo deste trabalho foi o de depreender elementos temáticos e estilísticos das HQs, a fim de a(s)cender a discussão acerca das concepções que os autores têm sobre contexto escolar. Nas narrativas de Chico Bento, destaca-se o estatuto semiológico da personagem Dona Marocas, uma síntese estereotipada da imagem da professora, que ao mesmo tempo é a mediadora dos conflitos da sala de aula e, também, de maneira atrapalhada, é submetida a situações hilárias e constrangedoras. O próprio Chico Bento, além de agente catalisador dessas circunstâncias, encarrega-se de banalizar o ofício da professora. Quanto à galeria dos personagens Disney, destacamos índices intertextuais e paródicos que se movimentam numa esfera múltipla de nuances. Os traços e atitudes de perfis como Donald e seus sobrinhos; Pateta, Mickey e seus sobrinhos; Margarida e suas sobrinhas, assim como Peninha e Tio Patinhas reforçam a preponderância de uma dimensão simbólica que mitifica a escola, seus sujeitos e objetos, numa composição sígnica que não favorece o esclarecimento sobre os processos educativos e a escola, contribuindo para a cristalização de antigos clichês e equívocos sobre o tema.