Painel sobre Personagens Midiáticos nos Quadrinhos é realizado em turma de 6 ano

Nesta 5a feira, 15/9, das 16h30 às 18h, o grupo do Projeto de Extensão – Produção de Conteúdo em WebLinguagens realizou um painel/oficina sobre os Personagens Midiáticos da Turma da Mônica, na turma de 6 ano B, da Profa Gisele Paiva Lima, da Escola Estadual Cívico-Militar Abigail dos Santos Corrêa, em Matinhos, pela plataforma Google-Meet.

O trabalho consistiu em apresentar três personagens da Turma da Mônica, de Maurício de Sousa: Teveluisão, Bloguinho e Prof. Spada / Dr. Spam. Foram designados teoricamente de midiáticos por estarem agregados ao campo de significação da mídia e da cultura digital.

O Teveluisão é o mais antigo, surgiu ainda na década de 80, representando as pessoas viciadas em televisão e sua programação – desenhos animados, novelas e minisséries. O funcionamento da mente de Teveluisão é análogo ao de um aparelho televisor, entra em pane e sofre interferências. É também um acumulador, pois tem um depósito de televisões de tubo, pra substituir no mesmo instante qualquer transistor que estrague.

Bloguinho é o irmão mais jovem de Teveluisão e surgiu já nos anos 2000 para representar a geração que vive conectada, praticamente sintetiza em sua fala todo advento da linguagem da internet, recheada de abreviações, neologismos e representações simbólicas.

Já o Prof. Spada é um singelo técnico em informática que, ao levar choques ou ficar irritado, se transforma em Dr. Spam. O personagem traz elementos da narrativa Dr. Jekyll e Mr Hyde – O Médico e o Monstro, de Robert Louis Stevenson, e também nos faz lembrar do herói da Marvel, O Incrível Hulk. Dos primeiros ele herda a analogia da transformação, e do segundo a similaridade nos acessos de dor e/ou de raiva, fenômeno que gera a sua mudança de personalidade e aquisição de poderes.

As narrativas com o Prof. Spada / Dr. Spam alegorizam também outros fenômenos da cultura digital como as noções de vírus, antivírus, anti-spam, lixo eletrônico. Geralmente todos estes elementos das praticas sociais com a internet surgem personificados, tomam forma de personagens.

Outro aspecto interessante presente nas historinhas é o fato dos três personagens interagem entre si e também não só protagonizarem edições temáticas, de capa, como circularem de co-adjuvantes em narrativas de outros personagens como Cascão e Capitão Feio.

A turma também assistiu dois breves vídeos de historinhas, extraídas de canais do youtube. Ao término da sessão, duas diferentes historinhas impressas em pdf foram compartilhadas com a turma para realizarem atividades para o próximo encontro.