Webinar de inauguração do NTE Litoral aconteceu nesta terça (24)

Texto por Bruna Quinalha e edição por Arantxa Eckhardt.

Webinar de Inauguração do NTE - Litoral (Transmissão pelo Facebook da UFPR Litoral)

No final da tarde desta terça (24/11), aconteceu o Webinar de inauguração do NTE Litoral (Núcleo de Tecnologia Educacional do Setor Litoral). O evento aconteceu de forma online, com transmissão pelo Facebook da UFPR Litoral. Participaram do Webinar: a contadora de histórias Samara Rosa; a Prof.ª Dr.ª Claudemira Vieira Gusmão Lopes;  a Prof.ª Dr.ª Daniela Resende Archanjo; a Prof.ª Dr.ª Silma Côrtes da Costa Battezzati Valverde; a Prof.ª Dr.ª Maria Josele Bucco Coelho; a Prof.ª Dr.ª Elisiani Tiepolo e o Pro-Reitor de Graduação e Educação Profissional da UFPR, Prof. Dr. Eduardo Salles de Oliveira Barra.

A abertura contou com a apresentação da história “Letras de Carvão”, contada por Samara Rosa, que destaca as possibilidades que nascem com o letramento e o aprendizado de novas tecnologias. Na sequência a coordenadora do NTE Litoral, Prof.ª Dr.ª Claudemira Vieira Gusmão Lopes, falou sobre os passos dados até a inauguração e agradeceu todo o suporte para que a cerimônia de abertura do NTE Litoral pudesse acontecer.
A Prof.ª Dr.ª Daniela Resende Archanjo mostrou aos participantes o site do NTE Litoral, que reúne tutoriais que auxiliam estudantes, professores, assessores e coordenadores, para o bom uso das ferramentas tecnológicas. Em sua fala ela ressaltou que os conteúdos dos tutoriais não foram criados pela equipe, mas foram organizados para facilitar o acesso da comunidade setorial.
Já a Prof.ª Dr.ª Silma Côrtes da Costa Battezzati Valverde mostrou sua alegria com a inauguração do NTE no Setor Litoral e também compartilhou sua tela com os participantes para mostrar a importância de trabalhar com os estudantes as ferramentas que estão à disposição de todos.
A Prof.ª Dr.ª Maria Josele Bucco Coelho, coordenadora da CIPEAD, falou do seu respeito e consideração pelas equipes que têm implantados os NTEs por toda a UFPR e, em especial, pela equipe do Setor Litoral, que estava iniciando a sua caminhada.
A Prof.ª Dr.ª Elisiani Tiepolo destacou que a construção do NTE Litoral foi fruto de um processo longo de discussão e esforços, que, com a complexidade da pandemia de COVID-19, exigiram ações efetivas que buscam atender a comunidade setorial para o uso da tecnologia.

Para finalizar, o Pró-reitor de Graduação e Educação Profissional da Universidade Federal do Paraná, o Prof. Dr. Eduardo Salles de Oliveira Barra, parabenizou e agradeceu toda a equipe do Setor e falou sobre a importância da UFPR na construção de soluções na educação.
O evento garantiu certificado aos participantes e após a cerimônia foi oficialmente inaugurado o NTE Litoral. Confira como foi a Webinar (CLIQUE AQUI)