Menu

Tutoriais para Professores

SUMÁRIO
Ferramentas indicadas pela UFPR para o trabalho remoto
Acesso ao SIGA UFPR
Como criar turmas e salas de aula – UFPR Virtual e Teams
Como configurar turmas na UFPR Virtual
Como fazer reuniões e aulas ao vivo (E-aula) – UFPR Virtual e Teams
Como compartilhar tela em reuniões e aulas ao vivo
Como gravar reuniões e/ou transmitir para o Youtube
Como criar tarefas e atividades na UFPR Virtual
Como elaborar diferentes atividades para as suas aulas na UFPR Virtual
Como criar tarefas e atividades no Microsoft Teams
Como lançar conceitos no Siga
Como preencher a Ficha 2 no Siga
Extensão: propor uma ação de extensão
Extensão: como atualizar o PIT
Extensão: como assinar o PIT
Extensão: como fazer o relatório
Como gravar apresentação no PowerPoint
Como editar vídeos no ShotCut
Sobre o H5P

Ferramentas indicadas pela UFPR para o trabalho remoto

UFPR Virtual
A UFPR Virtual é o campus online da instituição, também definido como um Ambiente Virtual de Aprendizagem. O antigo AVA/MOODLE ainda ficará em funcionamento em 2020, mas o novo foi desenvolvido pela CIPEAD com o intuito de favorecer o ensino online. É possível acessá-lo na versão desktop pelo endereço ufprvirtual.ufpr.br ou baixá-lo para a versão Android na Play Store e para a versão iOS na App Store. Nos dois vídeos curtos indicados a seguir, a profª Tatiana Greff apresenta o AVA em detalhes: primeiro e segundo. Você também pode conferir mais informações no material que preparamos para você: Como usar o UFPR Virtual.

Microsoft Teams
A UFPR, através da AGTIC (Agência de Tecnologia da Informação e Comunicação), implantou o Projeto Office 365 sem custos para a instituição. Trata-se de uma plataforma baseada em nuvem que inclui várias soluções da Microsoft para produtividade, comunicação e colaboração entre professores, alunos e equipe administrativa. O Microsoft Teams é acessível a todo usuário do e-mail @ufpr através do endereço www.office.com ou em sua versão instalada para desktop/mobile.


Acesso ao SIGA UFPR

O SIGA – Sistema Integrado de Gestão Acadêmico – substituiu o Portal do Aluno e o Sistema de Informações para o Ensino (SIE), oferecendo, em um sistema só, um banco de dados integrado com todas as informações de ensino, pesquisa e extensão da universidade. Não deixe de conferir o Curso: conheça o SIGA! oferecido pela UFPR Aberta.

Para acessar o SIGA pela primeira vez, vá para www.prppg.ufpr.br/siga e insira seu número de CPF ou do Passaporte, sem pontos e sem traço, no campo de Login. Depois, clique na opção “Esqueceu/Não sabe seu Login ou a Senha?” que o redirecionará para uma página que lhe pedirá:

  • Documento, o número do CPF ou do Passaporte sem pontos e sem traços;
  • E-mail, o correio eletrônico @ufpr.br;

Ao clicar em “Recuperar Senha”, verifique no seu e-mail @ufpr.br o código de verificação enviado e siga suas instruções. Mais informações aqui ou no Suporte ao usuário.


Como criar turmas e salas de aula – UFPR Virtual e Microsoft Teams

Para esta ação, contamos com duas alternativas complementares entre si: o Microsoft Teams e a UFPR Virtual.

Na UFPR Virtual

Para criar espaço para a disciplina na UFPR Virtual é necessário primeiramente se logar no sistema SIGA (siga.ufpr.br). Cada professor deve criar a disciplina ou solicitar antecipadamente para ciclos subsequentes em Suporte ao Usuário seguindo essas instruções. O cadastro é feita em quatro passos, a saber:

  1. Selecionar o perfil localizando o quadrado com ‘Docente/Pesquisador’ e o nome do curso da disciplina. 
  2. Acessar ‘Turmas Histórico”
  3. Selecionar a disciplina
  4. Criar o espaço
Exemplo de criação de disciplina no SIGA UFPR

No Microsoft Teams

Nesta plataforma, uma turma chama-se de “Equipe”. Acione a função “Equipes” no canto esquerdo da plataforma e crie canais diferentes para cada turma (ex: CQ090, Física Básica II). É possível conferir o curso online da Microsoft chamado “Suporte a iniciativas docentes com equipes”.

Exemplo de “Equipe” para uma turma no Teams

Como configurar turmas na UFPR Virtual


Como fazer reuniões e aulas ao vivo (E-aula) – UFPR Virtual e Microsoft Teams

Uma E-aula consiste na transmissão ao vivo da aula de um professor para seus aluno.s Para esta demanda, contamos com três alternativas: duas plataformas da UFPR Virtual (E-aula RNP e E-aula Jitsi) e Microsoft Teams.

Na UFPR Virtual
Um recurso interessante do Moodle é o E-aula, acessível através de um ícone na página inicial da disciplina, que disponibiliza duas plataformas para a videoconferência: E-aula RNP e E-aula Jitsi, detalhados a seguir. Clique aqui para saber mais.

O ícone “E-aula” na página inicial da disciplina

E-aula RPN
O Serviço de Conferência Web RPN, acessível pelo site conferenciaweb.rnp.br, está disponível para todas as instituições que aderiram ao Mconf através da federação CAFe e seu acesso é efetivado pelo email @ufpr.br. Esta é a plataforma de transmissão recomendada para fazer encontros ao vivo (síncronos), os quais devem ser agendados previamente com o grupo de alunos. O serviço permite a configuração de moderadores (em geral, o próprio professor) e definir o período que a E-aula RNP estará disponível. Clique aqui para saber mais.

Ícone E-aula RNP destacado na página da disciplina na UFPR Virtual

E-aula Jitsi
A E-aula Jitsi está disponível em todas as salas. Ele é uma opção caso a E-aula RNP não funcione corretamente. Com o E-aula Jitsi, é possível gravar ou enviar a aula para YouTube (privado ou público). Caso a opção “E-aula” Jitsi não seja exibida, clique aqui. Para mais informações, clique aqui.

No Microsoft Teams
Existem duas opções para as aulas ao vivo: agendada e imediata.

Para agendar reuniões é necessário entrar em “Calendário”, clicar em “Nova reunião” ou dar um clique duplo diretamente na data e horário desejados. Com isso, abrirá uma nova janela na qual deverão ser especificados o nome e descrição do evento, os participantes e sua a duração. É possível, também, convidar a classe inteira de uma só vez para esse encontro.

Aulas ao vivo agendadas sob a aba "Calendário"
Aulas ao vivo agendadas sob a aba “Calendário”

Os professores também podem iniciar a aula imediatamente com as respectivas turmas. Para isso, procure um ícone chamado “Reunir agora”, o qual pode aparecer em “Calendário” ou em “Postagens”. A imagem a seguir ilustra a primeira alternativa e a última é melhor detalhada neste vídeo.

Aulas ao vivo imediatas sob a aba “Calendário”

Ao entrar, todos conseguem habilitar e desabilitar vídeo e áudio, compartilhar tela com todos os participantes, adicionar mais pessoas, escrever dúvidas e comentários, além de receber ou compartilhar documentos no chat da reunião.


Como compartilhar tela em reuniões e aula ao vivo

Durante uma E-aula, o professor pode compartilhar a tela do seu computador pessoal para exibir e comentar simultaneamente algum material (documento de texto, apresentação, vídeo, simulação, etc). Abaixo são listadas três alternativas e suas características.

E-aula RNP
Para que o professor possa compartilhar a tela, é preciso que a E-aula RNP esteja configurado para tal. Os passos para configurar são as seguintes:

  • Entrar na E-aula dentro da UFPR Virtual;
  • Clicar no ícone de configurações e escolher ‘Editar configurações’;
  • No grupo de participantes, selecionar: ‘Papel’ e ‘Professor’ e clique em adicionar;
  • Ao lado de ‘Professor’, mude de ‘Visualizador’ para ‘Moderador’.

Veja o este vídeo que demonstra um exemplo.

E-aula Jitsi
Para que os participantes possam visualizar seus materiais e esboços, é necessário clicar num ícone no canto inferior esquerdo para habilitar esse recurso, como mostrado neste trecho do Tutorial Jitsi.

Microsoft Teams
Além de permitir a visualização da sua tela para os estudantes, o botão “Compartilhar” também pode enviar arquivos ou criar uma “lousa digital”. Clique aqui para saber mais.


Como gravar reuniões e/ou transmitir para o Youtube – UFPR Virtual e Microsoft Teams

Para essa demanda existem três alternativas: as e-aulas da UFPR Virtual (RNP/Jitsi) e o Microsoft Teams. Abaixo são listadas suas características, o que facilita comparação e escolha.
OBS: A plataforma Youtube é recomendada devido a sua banda robusta que permite o acesso de várias pessoas simultaneamente. Vídeos armazenados e/ou transmitidos em direto (streaming) na plataforma Youtube podem ser visualizados segundo três métodos: público, privado e não-listado. Saiba mais aqui.

E-aula RNP
Não há previsão para o recurso de gravação ficar disponível ainda no Período Especial, como mencionado nesta oficina realizada pela CIPEAD em 22/07/2020, na qual é sugerido o OBS Studio como recurso descomplicado. Confira o tutorial e o MOOC (Cursos abertos massivos) que o Instituto Federal do Espírito Santo preparou para você sobre o Open Broadcaster Software.

E-aula Jitsi
No canto direito inferior existe um ícone com três pontinhos, no qual listam-se as opções:

  1. “Iniciar gravação”, que solicitará uma conta no site Dropbox, um serviço de armazenamento em nuvem de até 2GB no plano básico;
  2. “Iniciar transmissão ao vivo”, que solicitará uma conta do Google, a qual se vincula serviços no Youtube (exibição de vídeos) e no Google Drive (armazenamento de arquivos em nuvem). O primeiro permite carregar vídeos com mais de 15 minutos ao validar sua conta e o segundo permite armazenamento de até 15 GB no seu plano básico.

Microsoft Teams

A gravação nesta plataforma será armazenada na nuvem do Microsoft Stream por 20 dias e sua visualização fica disponível por todos os participantes da classe/equipe. Você pode mudar as configurações de permissão de acesso ao vídeo, compartilhar com o público externo ou preservá-lo indefinidamente como mostra os tutoriais da “Reunião e gravação no Microsoft Teams” e “Como fazer upload de um vídeo no Youtube” elaborados pela UFPR.


Atribuir tarefas e atividades na UFPR Virtual

Na UFPR Virtual
O recurso “Tarefas” na UFPR Virtual é versátil e permite ao estudante enviar suas atividades por caixa de texto ou por diferentes mídias/arquivos. Recomenda-se escolher um título e elaborar um enunciado com instruções específicas. Para saber como configurar uma tarefa, assista esse vídeo.

Tarefa inserida no tópico “Mãos à obra: hora de praticar!” no Módulo 01 da disciplina

Como elaborar diferentes atividades para as suas aulas no UFPR Virtual


Atribuir tarefas e atividades no Microsoft Teams

Dentro de cada turma/equipe é possível ver abas no canto direito superior nomeadas de: “Conversas”, “Arquivos”, “Bloco de anotações”, “Atribuições” e “Notas”. Em “Atribuições”, é possível indicar atividades para os alunos e permite que os professores entrem para fazer comentários. Confira mais dicas aqui para criar avaliações e personalizar o critério de pontuação.

A aba “Atribuições” nas interfaces mobile e desktop no Microsoft Teams

Como lançar conceitos no SIGA

A escala de nota e frequência será semelhante à vigente na educação presencial, conforme o projeto pedagógico e as normas do CEPE. No entanto, quando se trata de EaD, a frequência é contabilizada pela participação do estudante nas atividades propostas no ambiente virtual de aprendizagem. Essas atividades são contabilizadas na nota do discente.

Dentro do período previsto em calendário, o docente deve fazer o lançamento das notas nas turmas que está alocado. Para isso, dentro do seu perfil deve escolher a opção de menu Turma → Turmas Histórico. Na tela onde estão listadas as turmas atuais e de semestres anteriores do docente, basta clicar na turma que deseja lançar as notas do semestre atual. Saiba mais aqui.


Como preencher a Ficha 2 no Siga

Quando o departamento aloca um professor em uma turma, o SIGA permite que este professor preencha a Ficha 2 da disciplina.
Para isso, com perfil de docente, na tela inicial, o professor deve escolher a opção Turmas → Turmas Histórico no menu lateral, à esquerda. Na tela que se abre, são listadas as turmas em que o docente foi alocado.

Clique na turma para a qual deseja preencher a Ficha 2. Na tela da turma, clique no botão “Preencher Ficha 2” localizado no quadro “Ações”, conforme mostra a figura abaixo.

As informações da turma e da disciplina – como sua ementa e bibliografia – podem ser consultados nos quadros Dados Turma e Dados Disciplina. Preencha, respeitando o número limite de caracteres, os campos disponíveis na tela. Após preencher os campos corretamente, clique em “Salvar” no final da página para concluir a edição, conforme mostra a figura abaixo.

As informações da turma e da disciplina – como sua ementa e bibliografia – podem ser consultados nos quadros Dados Turma e Dados Disciplina. Preencha, respeitando o número limite de caracteres, os campos disponíveis na tela. Após preencher os campos corretamente, clique em “Salvar” no final da página para concluir a edição, conforme mostra a figura abaixo.

Ao entrar no SIGA, todos os alunos matriculados nesta turma poderão automaticamente visualizar a Ficha 2. Dica: Se o professor já foi atribuído na mesma turma em semestres passados, poderá copiar os dados da Ficha 2 preenchidos anteriormente.


Extensão: propor uma ação de extensão

As ações de extensão são propostas no SIGA com o perfil de Coordenador de Proposta. Se você não possui este perfil, abra um chamado para solicitá-lo. Se você for Coordenador, siga essas instruções.


Extensão: como atualizar o PIT

O PIT gerado pelo sistema SIGA reúne uma série de informações de ensino, pesquisa e extensão já presentes no sistema, sem a necessidade de cadastro pelo docente. Os campos disponíveis para preenchimento seguem a estrutura do antigo PIT em documento, que era assinado de forma física.

Passo-a-passo:

  1. Entre no siga com seu CPF e sua senha. Se não conseguir acessar, confira o tutorial;
  2. Acesse o perfil Docente/Pesquisador – SIGASISPro;
  3. Ao clicar no menu PIT, seu PIT será carregado;
  4. Nessa seção a maioria das informações são automaticamente carregadas. Você deve, então, inserir a carga horária dedicada a cada categoria: Atividades de Ensino, de Pesquisa/Inovação e de Extensão, Participação em Congressos/Eventos, Atividades Administrativas ou Complementares a Docência e Participação em contratos, convênios e demais ajustes (com e sem fundação de apoio).

Clique aqui para saber mais.


Extensão: como assinar o PIT

As instruções se diferenciam para cada perfil. Se você for Coordenador da Proposta/proponente, Membro da Equipe ou Chefia de Departamento/Setor, acesse esse tutorial.


Extensão: como fazer o relatório

Após o termino de alguma atividade de extensão, quando você for o Coordenador da Proposta, irá habilitar uma nova aba chamada Relatórios:

Ao clicar em “Preencher Relatório” irá habilitar uma nova tela para preenchimento. Todas as abas precisam ser preenchidas, sendo que diversas informações serão buscadas automaticamente do cadastro da Extensão. Você pode editar ou adicionar novas informações.

Após salvar o processo, o relatório ficara vinculado ao Coordenador, sendo necessário seguir os seguintes fluxos de aprovação:


Como gravar apresentação no PowerPoint


Como editar vídeos no ShotCut


Sobre o H5P

Rua Jaguariaíva, 512 - Caiobá
Matinhos, Paraná | CEP 83.260-000
Fone: (41) 3511-8300