Pesquisa

A coordenadoria da pesquisa na Universidade Federal do Paraná (UFPR), de acordo com a Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (PRPPG), está vinculada aos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu pelo desempenho desses .

A pós-graduação, base da pesquisa na UFPR, que tem por objetivo qualificar e capacitar recursos humanos tem seu desempenho (qualidade) avaliado: pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes);  e pelo número de publicação e citações dos pesquisadores da UFPR em periódicos indexados internacionalmente (ISI – Web of Science).

A PRPPG busca estimular a integração entre a Pós-Graduação e a Graduação através dos programas de iniciação científica e iniciação tecnológica.


Programas de Iniciação Científica e Iniciação Tecnológica e Inovação

A Iniciação Científica (PIBIC) e a Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI) são programas de iniciação à pesquisa, pelos quais a UFPR estimula a integração entre a Graduação com a Pós-Graduação. Esses dois Programas são coordenados pela Coordenadoria de Iniciação Científica e Integração Acadêmica, cujas normas de funcionamento estão dispostas num Caderno de Normas, revisto anualmente pelo Comitê Assessor de Iniciação Científica (CAIC), que é formado pela coordenação e 15 membros titulares e 15 suplentes, esses representantes dos Setores da UFPR.

Os Programas seguem o planejamento, publicado através do Calendário de Atividades, aprovado no mês de dezembro, contemplando as principais datas do exercício seguinte.

Os Programas de Iniciação à Pesquisa, destinados a graduação e ao ensino médio (EM), não são de obrigatoriedade para o docente ou para o discente. A participação do professor-orientador nesses programas não são remunerados, servido a comprovação das horas/atividade, pelo órgão competente, à progressão funcional. Ao discente, as horas/atividades servem à comprovação das Atividades Complementares, obrigatórias em muitos cursos de graduação ou profissionais tecnológicos, bem como alguns podem ser comtemplado com bolsa. Inquestionável é o papel da pesquisa no processo de aprendizagem dos pesquisadores e os resultados das pesquisas à apropriação da sociedade.

Tanto para horas/atividades, como para concorrer a bolsas, o docente com vínculo efetivo na Instituição precisa inscrever-se em Edital, divulgado previamente, propondo-se à orientação em projeto de pesquisa cadastrado em seu Lattes. As inscrições ao Programa no Edital ocorrem nos primeiros meses do ano, demandando ao docente, além do seu Projeto de Pesquisa, o Resumo de sua produção com base no seu currículo lattes, que servirão para pontuação (classificação), e o Plano de Trabalho ao(s) estudante(s), no máximo de dez.

A execução dos projetos de pesquisa inicia em 1º agosto, juntamente com a disponibilidade de bolsas, pleiteadas pela PRPPG junto aos órgãos de fomento, sendo os que tradicionalmente disponibilizam: o Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq) e a Fundação Araucária (FA). A Instituição também disponibiliza bolsas, após autorizadas pelo Conselho de Planejamento e Administração (Coplad), designadas de Tesouro Nacional (TN). Os projetos, bem como as bolsas, encerram no dia 31 de julho do ano seguinte.

Infelizmente, os órgãos de fomento não disponibilizam do número de bolsas superior ou igual ao número de projetos de pesquisas inscritos nos Editais, demandando que alguns projetos sejam executados por estudantes voluntários, fato que não retira desses o direito ao certificado, após cumprimento das obrigatoriedades, expressas nos Termos de Compromisso.

Entre as obrigatoriedades discente estão: estar cadastrado e manter atualização do curriculum na Plataforma Lattes (CNPq), bem como pertencer ao mesmo Grupo de Pesquisa (CNPq) do professor orientador; executar o Plano de Trabalho; elaborar e submeter os Relatórios Parcial e Final e o Resumo; apresentar o Trabalho no evento institucional (o mesmo que realizou a submissão do Resumo): Evento de Iniciação Científica (EVINCI) e Evento de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (EINTI), integrantes da Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão (SIEPE) da UFPR. Os trabalhos apresentado na SIEPE ocorrem após a conclusão da pesquisa, tradicionalmente na primeira semana de outubro, previsto no Calendário de Atividades da UFPR.

Os docentes também têm obrigatoriedades, entre as principais: selecionar, cadastrar, orientar e acompanhar as atividades do estudante; validar o envio de Relatórios e Resumo nas plataformas indicadas; e participar de avaliações, quando indicado, e do Evento institucional dos Programas. Independente da modalidade do pesquisador os prazos publicados no Edital devem ser atendidos.

Como o PIBIC e o PIBITI são programas institucionais, tanto o Projeto de Pesquisa do Professor Orientador, como o Plano de Trabalho do Aluno, como os Relatórios Parcial e Final seguem modelos padrões, os quais estão disponíveis no site da PRPPG.

Todas as etapas dos processos são acompanhadas pelos representes setoriais do CAIC, bem como a eles cabe: avaliar os currículos dos docentes; distribuir e acompanhar os projetos e relatórios para avaliação; avaliar e/ou designar avaliadores aos Resumos; organizar as bancas de apresentação oral dos Trabalhos no evento institucional e; participar das reuniões ordinárias (mensalmente) e extraordinárias quando agendadas.

A representação titular do Setor Litoral no CAIC está a cargo da Professora Drª Mayra Taiza Sulzbach e a representação suplente da Professora Drª Liliani Marília Tiepolo.

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