Menu

VOCÊ VIU?

Ocorreu no dia 21/06 deste ano a segunda conversa virtual com os Idosos do Lar dos Idosos Perseverança, relativo ao Projeto de Pesquisa intitulado “Impacto das Radiações Solares em Idosos no Litoral do Paraná”, através da Plataforma Teams.

O objetivo deste contato foi o de continuar com os diálogos no sentido de se compreender a realidade dos idosos frente a Pandemia do COVID-19, e as ações de enfrentamento. No contexto ainda buscou-se trazer informações relativas às radiações solares, as características e os problemas de pele, bem como os cuidados à exposição solar e os caminhos para tratamento no âmbito do SUS.

A temática deste segundo encontro se deteve em possíveis doenças de pele, como por exemplo o Vitiligo, as manchas senis e a correta exposição ao Sol.

Os diálogos são mantidos com o Psicólogo Douglas Friedrich do Lar dos Idosos Perseverança, situado na Rua dos Expedicionários, 782 em Paranaguá https://www.facebook.com/lardosidososperseveranca), e as estudantes do Curso de Graduação em Saúde Coletiva e de Iniciação Científica, Giovanna da Cruz Pires e Laiane Fernanda da Silva. As pesquisas estão focadas na Conscientização e Auxílio nas questões da Radiação Solar e encaminhamentos via SUS, para casos gerais e de Doenças de Pele (melanomas, manchas, etc.)

Devido a questões da Pandemia por COVID-19, nesta oportunidade participaram 3 idosos que nos acolheram sempre muito bem, demonstrando interesse nas práticas de pesquisa das discentes Giovanna e Laiane. Os trabalhos são coordenados pelo Prof. Margio Cezar Loss Klock.

Como frutos deste diálogo, vimos a necessidade de pesquisar materiais absorvedores de radiação Solar. Algumas películas colocadas em vidros fornecem esta proteção. Um senhor chamou a atenção para materiais vitrificados que já possuem na sua própria construção, a proteção contra a radiação solar.

O grupo concordou em continuar com as pesquisas na área e sempre que possível retomar os diálogos virtuais para a conscientização e trocas de experiencias. Num futuro próximo esperamos visitá-los pessoalmente, logo que seja possível.

Rua Jaguariaíva, 512 - Caiobá
Matinhos, Paraná | CEP 83.260-000
Fone: (41) 3511-8300