Educação para a Saúde Bucal e Qualidade de Vida

O Projeto de Extensão Educação para a Saúde Bucal e Qualidade de Vida reforça a parceria com as Secretarias de Saúde e de Educação do município de Matinhos, para o seu desenvolvimento. O programa intersetorial do Governo Federal, Programa Saúde na Escola, é contemplado nas ações pois o Projeto de Extensão é realizado sob supervisão da direção do PSE de Matinhos. O planejamento colaborativo oportuniza a aprovação das ações nas escolas e nos locais a serem visitados pelo ônibus odontológico, bolsistas e voluntários do Projeto de Extensão. Os estudantes participam das atividades de planejamento quando podem sugerir novas ações ou mudanças. Os diretores das escolas a serem visitadas facilitam a parceria com a equipe do Projeto e do PSE, disponibilizando tempo das crianças e dos professores e local adequado para o encontro com os escolares e seu atendimento quando necessário.

Os alunos do Curso de Odontologia fazem a seleção do conteúdo a ser trabalhado nas atividades educativas e desenvolvem atividades clínicas emergenciais, quando necessário, sob a responsabilidade técnica de profissionais dentistas de Rede Municipal de Saúde, alocados para acompanhar as visitas semanais do ônibus odontológico às escolas. Os alunos do Curso de Saúde Coletiva e de Odontologia são responsáveis pela disseminação dos conhecimentos e operacionalização das ações educativas nos âmbitos das escolas e na comunidade por meio de:

– teatro de fantoches

– ensino prático de cuidados com a boca

– jogos e brincadeiras

– palestras

– dinâmicas de grupo e outras ações que se destinem a estimular a reflexão acerca da saúde bucal e qualidade de vida.

– palestras para os pais, em ocasiões programadas pela direção das escolas, são realizadas, como forma de envolver os responsáveis pelas crianças.

– tanto os estudantes de Saúde Coletiva quanto da Odontologia supervisionam a escovação dentária das crianças no interior do ônibus odontológico equipado para tal atividade. Nestes momentos, os professores da escola visitada são convidados a participar das atividades de escovação assistida para poderem multiplicar estes conhecimentos a outros sujeitos da comunidade e a outras crianças.

Desde sua versão anterior com início em 2013 até agora, já foram incluídas 20000 crianças do Município e 20 bolsistas e voluntários dos Cursos de Saúde Coletiva e Odontologia da UFPR.