Curso Básico de Libras (2019)

Resultado da Seleção do Curso de Libras

Olá, informamos que os presentes no documento anexado abaixo foram selecionados para o curso básico de Libras da UFPR Litoral.

Conforme edital, a matrícula ocorrerá no primeiro dia de aula do curso: 24 de maio de 2019 às 19h, na sala do antigo do Conselho da UFPR.

O aluno deverá apresentar RG e CPF no ato da confirmação da matricula.

Anexado, encontra-se o documento com as informações referentes ao sorteio realizado, além dos servidores que participaram da banca do sorteio.

Acesse o formulário de inscrição do curso:

O Curso de Licenciatura em Linguagem e Comunicação e a Seção de Políticas Afirmativas, Assuntos Estudantis e Comunitários (SEPOL) , da Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, no uso de suas atribuições, estabelece as normas gerais para o processo seletivo do Curso de Língua Brasileira de Sinais – Libras – nível básico – 2019, na modalidade de extensão universitária.

O Curso de Língua Brasileira de Sinais – Libras – nível básico – 2019 é gratuito e destinado a pessoas ouvintes para as quais a Libras será ou é usada como segunda língua e objetivam seu aprendizado baseado na concepção de língua como prática social, realizada em tarefas colaborativas de interação verbal. O Curso de Língua Brasileira de Sinais – Libras – nível básico – tem como objetivo geral habilitar o/a participante na competência comunicativa em nível básico, nas habilidades de produção e compreensão de Libras. Seus objetivos específicos são: levar o/a participante apropriar-se de habilidades comunicativas básicas relativas à modalidade espaço-visual da Libras em situações informais de uso, a conhecer os elementos da cultura visual da comunidade surda e a superar mitos e preconceitos em relação à língua de sinais e sua comunidade.

O Curso de Libras é organizado em 30 encontros totais, com duração de 2 horas cada, totalizando 60 horas. Há exigência de frequência obrigatória de 80% para recebimento da certificação. As aulas ocorrerão as sextas-feiras das 19h às 21h nas dependências do Setor Litoral da UFPR, com sala a ser definida posteriormente. Os docentes que ministrarão o curso serão os professores de Libras da UFPR Litoral e a acadêmica Surda do Curso de Licenciatura em Linguagem e Comunicação, com participação especial de outros alunos surdos do Setor Litoral. O Curso será realizado no ano de 2019, podendo ser prorrogado até o ano de 2020, conforme calendário da UFPR Litoral.

Os/as candidatos/as que forem contemplados pelo sorteio e que tiverem seus nomes na lista divulgada no dia 17 de maio de 2019, deverão efetuar a matrícula no primeiro dia de aula do curso, ou seja, no dia 24 de maio de 2019. O/a candidato/a deverá se inscrever e preencher todas as informações obrigatórias, através do formulário até o dia 17/05/2019 às 15h, impreterivelmente.

Inclusão e Acessibilidade – SEPOL